Alunos da rede pública participam do Projeto Ópera para Todos

Alunos da rede pública participam do Projeto Ópera para Todos

Iniciativa utiliza a ópera como instrumento de alfabetização para crianças em São Luís. Em 2024, Projeto Ópera para Todos completa 27 anos.

Alfabetizar crianças por meio da arte. Esse é o objetivo do Projeto Ópera para Todos, iniciativa desenvolvida em São Luís que visa estimular a leitura e a escrita e desenvolver, também, o lado criativo e cultural de estudantes das redes pública e privada de ensino. Nessa perspectiva, a arte torna-se um poderoso instrumento pedagógico para crianças de 6 a 8 anos de idade. 

Idealizado pela educadora Ceres Murad há 27 anos, o Ópera para Todos tem como característica central transformar o aprendizado diário em uma jornada artística fascinante para estudantes da capital maranhense. Para despertar o interesse das crianças no aprendizado, o projeto utiliza os estudos de peças da música erudita. 

“O Ópera para Todos é voltado para crianças de 6 a 8 anos porque ele é um projeto de alfabetização. A arte é utilizada para alfabetizar, que é um dos processos mais complexos da escolaridade. A gente tem na escola, especialmente na escola pública, esse grande desafio. A coisa mais penosa durante o processo de alfabetização, é você aprender a ler e escrever com textos que não fazem sentido, textos compostos só para ensinar a escrever as sílabas, e isso desmotiva muito as crianças”, explicou a educadora Ceres Murad, idealizadora e responsável pelo projeto que, nesta edição, conta com o patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura do governo do Estado e o apoio da Prefeitura de São Luís. 

Os pequenos leitores são guiados por personagens fascinantes, enredos envolventes e melodias encantadoras. Eles produzem textos próprios com mais significado, ampliam suas visões de mundo e culminam seu aprendizado com a encenação da ópera estudada que, em 2024, ocorrerá no dia 30 de novembro, na Praça Maria Aragão. A apresentação é gratuita e aberta ao público em geral. 

“A arte é um catalisador de aprendizagens. A gente usa a ópera envolvendo o teatro, a dança, a musicalidade para ser um motivador do processo de alfabetização das crianças. Nos vários contextos que a ópera traz para nós, a gente pode estar trazendo e fazendo um paralelo aos vários sentimentos que percorrem a vida do ser humano, seja na infância, na adolescência ou na vida adulta. A ópera deste ano, em particular, mostra que o poder do amor vai mais além do que toda a riqueza e todo poder. E as crianças discutem sobre isso: a importância de você seguir os seus valores, de você não se corromper e isso tudo dentro do processo de alfabetização, aprendendo a ler, não só a palavra, mas a ler os vários contextos que a sociedade tem”, explicou a professora Ana Flávia, coordenadora do projeto na rede pública de ensino.  

Aída 

Em 2024, a ópera escolhida para ser trabalhada no processo de alfabetização dos estudantes das escolas municipais Maria Alice Coutinho (Turu), José Sarney (Itapiracó) e Luiz Pinho Rodrigues (Divineia) foi “Aída”. A ópera de Giuseppe Verdi e libreto de Antonio Ghislanzoni se passa no Egito Antigo e narra a história de ciúmes e amor da escrava etíope de origem nobre chamada Aída e Radamés, o general, comandante das forças militares egípcias. Entretanto, o amor do bravo guerreiro egípcio por Aída o leva a caminhos tortuosos, em uma luta entre o amor e a lealdade à pátria. 

“Nós voltaremos a apresentar na Praça Maria Aragão, com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e do nosso parceiro que é a Equatorial Energia. Neste ano, será um espetáculo majestoso no dia 30 de novembro para 2.000 pessoas. Será um espetáculo extraordinário porque um dos grandes objetivos desse projeto é difundir a cultura e a boa música para a comunidade. É um espetáculo gratuito para o entretenimento de adultos e crianças”, concluiu a educadora. 

Projeto premiado 

O Projeto Ópera para Todos é uma iniciativa que já faz parte do calendário cultural da capital maranhense. O uso de uma metodologia própria e revolucionária desenvolvida pela professora Ceres Murad tem, inclusive, o reconhecimento nacional. 

Em 2003, o projeto recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – a mais importante comenda concedida pela Câmara dos Deputados na área de Educação – por despertar o interesse de crianças de baixa renda pela leitura e escrita por meio da ópera. A iniciativa foi destaque por seu trabalho pioneiro na área da alfabetização que privilegia o envolvimento da literatura desde as primeiras classes da pré-escola. 

Ópera para Todos

O Projeto Ópera para Todos é uma iniciativa pioneira no Brasil, que visa não só educar o público infantil para a apreciação de música erudita, como utiliza todo o potencial emocional dos grandes clássicos da cultura universal enquanto fator motivador da aprendizagem das crianças. 

A ópera é, neste projeto, um instrumento para convidar as crianças a adentrarem no universo da arte, da leitura e da escrita. Enquanto recurso pedagógico, a ópera estimula as crianças das classes de alfabetização a vivenciarem sentimentos profundos, conduzidas por composições magistrais, que transmitem emoções por meio de acordes intensos e vibrantes, materializados na dramaticidade das cenas. 

O projeto trabalha as diversas linguagens da ópera – música, dança, literatura, poesia e drama – para facilitar o processo da aprendizagem da leitura e escrita. Essa riqueza de estimulação emocional e intelectual se reflete na qualidade dos textos que as crianças produzem ao longo do projeto, ao mesmo tempo em que proporciona a ampliação do seu universo cultural e da sua visão de mundo. 

Os produtos finais do projeto são um livro de reescrita narrativa do libreto e a encenação, em que as crianças tocam, dançam e representam a ópera. No Ópera para Todos, as crianças atuam não como simples espectadoras, mas como protagonistas dessas grandes obras da cultura universal. 

Redação

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