Visita a equipamentos sociais encerra programação para educação do G20 e do GEM no Ceará

Visita a equipamentos sociais encerra programação para educação do G20 e do GEM no Ceará

Ministros e autoridades da educação ligados ao G20 participaram de uma visita ao Complexo Social Mais Infância do Cristo Redentor, na manhã deste sábado (2). A ação encerrou a Semana Ceará: Centro Global da Educação. Acompanhada da titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, e do assessor especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Educação (MEC), Francisco Figueiredo de Souza, a comitiva internacional conheceu o espaço, bem como os projetos e atividades desenvolvidos pelo Complexo, equipamento do Governo do Ceará gerido pela SPS.

Titular da Pasta, Onélia Santana destacou o significado de receber o grupo em um dos equipamentos da Proteção Social. “Para nós, cearenses, é uma grande alegria receber toda essa comitiva de ministros de vários países, assim como ter a ONU e a Unesco conosco, visitando, conhecendo essa experiência aqui do Ceará. O Complexo Mais Infância é uma extensão da escola. É uma proposta pedagógica visando a criança, a partir da sua família”, salientou.

Ela reforçou também a importância de evidências científicas, da escuta especializada nas comunidades e da troca de experiência exitosas de outros estados e países. “Eles estão visitando, conhecendo a nossa experiência, mas também estamos ouvindo o que eles também desenvolvem nos seus países. Então, para nós é uma riqueza”, completou.

Espaços de convivência, integração familiar e qualificação profissional, os Complexos Sociais Mais Infância funcionam como locais de oportunidades para crianças e suas famílias. Os equipamentos promovem desenvolvimento integral e integrado, e oferecem atividades lúdicas, esportivas e culturais, além de cursos para qualificação profissional e geração de renda.

Assessor especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Educação (MEC), Francisco Figueiredo de Souza destacou a importância da intersetorialidade para a construção de políticas para educação. “A gente termina essa semana, em que Fortaleza foi efetivamente a capital global da educação, com essa visita a um equipamento. (…) É muito importante que a gente não fique só dentro da sala de reunião, discutindo, que a gente possa mostrar às delegações estrangeiras uma experiência prática de como o projeto funciona no Brasil, e assim também trocar, ouvir, colher sugestões, lições aprendidas dos outros países. Para nós, do MEC, é uma satisfação muito grande a ocorrência dessa visita, que fecha essa semana”, afirmou.

A comitiva foi composta por representantes de Cuba, Equador, República Dominicana, Haiti, Guatemala, Suriname, Chile, Perú, Colombia e Panamá.

Entre o grupo estava a diretora do Escritório Regional da Unesco, em Santiago, no Chile, Esther Kuisch Laroche. “Eu acho que o que realmente me impressiona é o fato de ser um esforço intergeracional, que você vê atividades para crianças, jovens, adultos, até mesmo avós”, frisou a diretora, após conhecer as dependências e projetos do equipamento.

“Para a educação é muito importante ter um ambiente onde todos estejam envolvidos. Não precisamos apenas da escola e dos professores, precisamos dos pais, precisamos ter os vizinhos, os avós, precisamos ter todos envolvidos. Ter esse espaço, onde todos podem vir juntos, e aprender juntos, é um grande incentivo e também uma grande motivação para crianças aprenderem, desenvolverem habilidades”, concluiu.

Atualmente, o Ceará conta com quatro unidades dos Complexos, sendo três em Fortaleza e uma em Barbalha. Todas as atividades são gratuitas e atendem comunidades do entorno e de municípios vizinhos. Juntas, as quatro unidades atendem aproximadamente 2.500 pessoas por mês.

Cidade Mais Infância

Concomitantemente, a Cidade Mais Infância recebeu um segundo grupo de ministros e autoridades do G20. Durante a visita, os representantes tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas interativas e compreender na prática como essas ações têm contribuído para a formação de novos cidadãos.

Equipamento da SPS, a Cidade Mais Infância é um parque de exposições em ambiente fechado, que reproduz uma cidade em escala infantil. Localizada no Centro de Eventos do Ceará, a cidade cenográfica ocupa uma área de 7.000 m², com alternativas de lazer por meio de atividades sociais e culturais, privilegiando a formação, promoção e o desenvolvimento dos cidadãos, como parte do Programa Mais Infância Ceará.

Ministra da Educação do Equador, Alegría Crespo expressou seu encanto com o espaço. “Estou muito encantada com a Cidade Mais Infância, é impressionante perceber a qualidade de cada atividade feita aqui e como eles se saem bem em suas escolhas. Quero levar esse modelo de imediato para o Equador, registrei fotos e vídeos para poder pôr em prática esse modelo”, declarou.

A visita também contou com a presença de Judith Herpertson, Chefe de Projetos do Departamento de Educação do Ministério de Relações Exteriores. “São muitas possibilidades, cores, sons, personagens e experiências que as crianças podem se permitir neste local. Muito do que vi hoje faz parte do que considero ideal para a formação cidadã dos nossos jovens, e saio muito encantada com tudo que vi e vivi aqui”, afirmou.

Mais Infância Ceará

Ambos os equipamentos visitados pelo G20 integram o programa Mais Infância Ceará. Criado em agosto de 2015, pelo Governo do Estado, com a necessidade de um olhar especial e mais dedicado à infância, o programa abrange os 184 municípios cearenses e reúne reconhecimentos nacionais, que o consolidam como um dos principais programas de desenvolvimento infantil do País.

G20 no Ceará

A Semana Ceará: Centro Global da Educação foi realizada de 29 de outubro a 2 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O encontro reuniu atividades do G20 Educação. Em seguida, aconteceu a Reunião Global de Educação – Global Education Meeting (GEM), organizada em parceria com a Unesco.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *