Governador Elmano vistoria obras da Escola Almirante Tamandaré, no Jangurussu, em Fortaleza
Com mais de 55% de obras executadas, o novo prédio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) Almirante Tamandaré, localizada no bairro Jangurussu, em Fortaleza, vai oferecer um espaço adequado e ensino em tempo integral para estudantes e professores. Nesta terça-feira (5), o governador Elmano de Freitas vistoriou as obras, acompanhado da secretária da Educação, Eliana Estrela, e do superintendente de Obras Públicas, Valdeci Rebouças.
O investimento na construção é superior a R$8 milhões, com recursos dos governos federal e estadual. A previsão de conclusão é janeiro de 2025. “Nós esperamos aqui ter 500 alunos em tempo integral, com salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca e, assim, ter condições favoráveis para os nossos professores desenvolverem o processo ensino-aprendizagem com os alunos. Para a gente melhorar cada vez mais a qualidade da educação pública do nosso Ceará”, afirmou Elmano de Freitas.
O equipamento está dentro da política de expansão da rede estadual cearense, que tem foco na universalização do ensino em tempo integral. Em 2024, o Ceará alcançou 75% da rede pública estadual com a jornada prolongada. “A meta é, em 2026, 100% das escolas estaduais em tempo integral, para contribuir mais ainda na aprendizagem dos nossos estudantes, além de dar um ambiente confortável aos nossos professores”, reforçou Eliana Estrela.
Quando concluída, a nova Almirante Tamandaré vai contar com três pavimentos e 12 salas de aula; quatro laboratórios (dois de informática e dois multidisciplinares); biblioteca; cozinha/refeitório; auditório (capacidade para 120 assentos); quadra poliesportiva coberta; pátios cobertos; Administração (secretaria, coordenação, diretoria, sala de professores / reunião / multimídia); área coberta com bancos e jardineiras.
O novo prédio está sendo construído ao lado da atual sede da unidade de ensino, que há 37 anos é uma referência para a comunidade. Moradora do Jangurussu, Dona Zefinha é vizinha da futura escola, e acompanha diariamente a evolução do que, segundo ela, “vai ser um colégio bonito para nossos netos”. Zefinha tem três netos em idade escolar.
Diretor da EEM Almirante Tamandaré, Alan Tavares Ribeiro também falou da expectativa da comunidade. “Vários familiares procuram a escola comentando sobre a alegria de ter esse importante equipamento de transformação, de educação pública, de qualidade, com toda a estrutura”.
O gestor destacou ainda o impacto da jornada em tempo integral para dar mais oportunidade à juventude. “Passar mais tempo na escola, com alimentação de qualidade e novas disciplinas, é fundamental no processo de formação, tanto para a vida acadêmica quanto para o mercado de trabalho”, acrescenta Alan.
Ao todo, o Ceará tem 755 escolas, com 398 mil alunos matriculados. Desse total, 513 unidades são de tempo integral, com 177.872 estudantes.