Governo do Estado celebra educação ambiental do RN+Limpo

Governo do Estado celebra educação ambiental do RN+Limpo

Solenidade destaca arrecadação de 150 toneladas de resíduos eletroeletrônicos reciclados em campanha referência no Brasil

“Dê uma olhada em casa e veja se há algum antigo celular, controle remoto ou algum artefato eletrônico que possa ser descartado corretamente”! O apelo da governadora Fátima Bezerra feito na manhã desta quarta (6), durante a solenidade de celebração do “RN + Limpo: 150 Toneladas de Impacto”, destaca a importância de uma campanha de educação ambiental que marca as políticas públicas de desenvolvimento sustentável praticadas pelo Governo do Estado.

A solenidade, realizada no Auditório Geólogo José Gilson Vilaça, do Idema, celebra a arrecadação de 150 toneladas de resíduos eletroeletrônicos reciclados, um marco na busca por um estado mais sustentável e consciente. “Nosso objetivo agora é dobrar esta meta para alcançarmos a arrecadação de 300 toneladas. Estamos dando uma bela lição de educação ambiental a um país que ainda é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no planeta”, acrescenta a governadora.

PARCERIAS

A campanha teve início em junho de 2021 pelo Governo do RN, por meio de uma parceria entre a Caern e Idema, gerando importantes resultados para a preservação do meio ambiente. Nasceu visando promover a educação ambiental sobre o descarte correto de eletrônicos e o impacto desse material na água quando descartado incorretamente.  A ação tem ainda como parceiros as empresas Circulare e a Natal Reciclagem.

“Em 2024, nossa meta era atingir a marca de 150 toneladas arrecadadas e conseguirmos certificações importantes pela proporção que a campanha tem tomado internacionalmente. Hoje atingimos este objetivo”, celebrou o diretor técnico do Idema, Joenilson Oliveira.

O diretor da Caern, Roberto Linhares, ressaltou a participação da empresa dentro da campanha. “Estamos comprometidos a respeitar os valores sociais e continuar a melhoria dos valores econômicos do RN e dar maior atenção à proteção ambiental”, frisou.

PONTOS DE ARRECADAÇÃO

A arrecadação de resíduos que não servem mais para a utilização permanece nos principais pontos de coleta do estado, com coleta em pontos estratégicos como, o Parque das Dunas e na Administração Central da Caern, localizada na Avenida Senador Salgado Filho, 1555. Além disso, a Campanha promove mutirões nos municípios do RN, com a presença dos coletores em feiras e eventos, além das coletas domiciliares no município de Natal.

Resíduos eletrônicos são equipamentos eletroeletrônicos não utilizados, por não estarem mais funcionando ou terem se tornado obsoletos. Isso ocorre quando uma nova tecnologia foi lançada, impedindo ou dificultando a utilização dos aparelhos;

O que pode ser descartado: Celulares, tablets, carregadores, notebook, computadores, nobreak, estabilizadores, monitores, impressoras, modems, roteadores, pen drives, teclado e mouse, placas de circuito, tvs (exceto de tubo), controle remoto, videocassete, CD-ROM, rádio, caixa de som, gravadores, cabos, microfones, câmeras fotográficas, filmadoras, decodificadores, autofalantes, antenas e receptores; eletrodomésticos e eletroportáteis de pequeno porte: micro-ondas, liquidificador, secador de cabelo, ventiladores, geradores, conectores, cabos elétricos, lanternas, trituradores.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *