PM forma 102 militares na primeira turma do Curso de Comando e Estado Maior

PM forma 102 militares na primeira turma do Curso de Comando e Estado Maior

Capacitação é a última obrigatória da carreira policial e habilita os oficiais ao topo da hierarquia militar

A Polícia Militar de Alagoas realizou, no fim da tarde dessa segunda (18), a formatura de conclusão da primeira turma do Curso de Comando e Estado Maior (CCEM). A solenidade aconteceu no pátio da Academia Senador Arnon de Mello e celebrou a conquista de 102 oficiais aprovados na capacitação.

O evento teve início com a tradicional revista à tropa, feita pela maior autoridade presente, o secretário de Estado da segurança pública, delegado Flávio Saraiva. Em seguida, os formandos adentraram ao pátio de formatura e foram apresentados às autoridades pelo militar mais antigo do grupamento, o coronel da PM-TO João Costa Miranda.

Após um momento de fé e reflexão feito pelo capelão católico da PM, os homenageados da turma receberam réplicas da placa dos formandos. Entre eles estava o coronel e comandante da PM, Paulo Amorim, que também deu nome à turma. O comandante da APMSAM, tenente-coronel Mário Xavier e o paraninfo do CCEM 2024, prof. Dr. Eraldo Ferraz, também estiveram entre os agraciados.

Força feminina

Os três primeiros colocados do curso também tiveram um momento de destaque durante o evento. As duas primeiras colocações foram ocupadas por policiais femininas. Em primeiro lugar ficou a major Beatriz Argolo, seguida pela também major Regina Carvalho. O terceiro lugar na capacitação foi o tenente-coronel Jasiel Andrade. Os demais formandos receberam das mãos dos familiares e amigos o que simboliza a conclusão do CCEM.

Discursos

O secretário Flávio Saraiva destacou que a formatura faz parte de uma série de investimentos feitos pela segurança pública à PM-AL. “Somos o governo que mais investe em segurança pública na história de Alagoas. São mais de 500 milhões direcionados para melhorias estruturas e em recursos humanos. Uma tropa treinada estará sempre preparada para os desafios de combate ao crime”, enfatizou o secretário.

O comandante da PM, coronel Paulo Amorim, fez um balanço da quantidade de cursos executados durante a sua gestão. “São mais de 150 cursos de formação e capacitação feitos ao longo de dois anos e meio de comando. O primeiro CCEM trará frutos importantes para o futuro da PM. Os senhores irão ocupar cargos estratégicos e fundamentais para o sucesso da nossa Corporação. Sucesso no retorno de suas funções”.

Em sua fala, o comandante da APM, tenente- coronel Mário Xavier, destacou a responsabilidade em tornar possível a primeira edição do CCEM na PM de Alagoas. Além disso, o oficial destacou o trabalho feito por todo o corpo da academia durante os meses de capacitação.

Já o diretor de ensino, instrução e pesquisa da Instituição, tenente-coronel Roberto Júnior, reforçou a importância da criação e execução de cursos para aumentar ainda mais a capacitação da tropa. O oficial também agradeceu aos atores envolvidos em cada etapa do processo; desde a criação, até a conclusão do CCEM.

Sobre o CCEM

O Curso de Comando e Estado Maior é um instrumento criado com advento da lei 14.751, de 12 de dezembro de 2023, em substituição do antigo Curso Superior de Polícia, para servir como capacitação contínua das instituições militares e requisito obrigatório para o oficial superior ser promovido ao último posto da Corporação.

Os 102 militares tiveram a oportunidade de serem instruídos em matérias como: violência e criminalidade, gestão administrativa e planejamento estratégico, gestão de pessoas, gestão de recursos logísticos, gestão financeira e orçamentária, gestão de aporte de recursos, licitações, contratos administrativos e convênios, entre outras disciplinas.

O primeiro CCEM contou com a participação de militares de coirmãs dos estados do Rio de Janeiro, Acre e Tocantins.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *