Dia da Consciência Negra tem programação de lazer e luta no RN
Pela primeira vez na história, o Dia Nacional da Consciência Negra será feriado no Brasil. A data, que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, não fazia parte do calendário nacional e nem era considerada ponto facultativo. Agora, a data é celebrada em todo país e marca um símbolo na luta antirracista no Brasil.
No Rio Grande do Norte, diversos eventos e manifestações culturais serão realizadas em comemoração a data, reforçando a luta negra e originária no estado. Pensando nisso, a Agência Saiba Mais listou alguns dos eventos que acontecem hoje (20) e ao longo das próximas semanas para ajudar você que procura uma opção de lazer no feriadão.
Festival Munguzá
O Guia começa pela 7ª edição do Festival Mungunzá, que acontece no feriado de 20 de novembro, no Largo Ruy Pereira, das 17h às 22h. O projeto surgiu em 2018, quando Mateus Freitas e Jessiane Oliveira, então estudantes do curso de Produção Cultural e Eventos do IFRN, buscavam valorizar e divulgar a cultura afro-brasileira e afro-potyguar. O nome “Mungunzá” vem do prato tradicional e simboliza a herança dos povos originários e africanos deixada em nosso território.
Com atrações que celebram a criatividade, arte e resistência cultural de artistas periféricos da cidade. Com um line up exclusivamente negro e entrada totalmente gratuita, o público poderá curtir o som dos artistas potiguares como: Sister Mika Black, Ionara Marques, Sarah Oliver, Sourebel e LED.
Serviço: Festival Munguzá
Quando: 20/11/2024
Onde: Largo Ruy Pereira
Horário: 17h às 22h
Entrada: Gratuita
Informações: @festivalmunguzá
A Voz Mulher
Liderado pela cantora e multi-artista potiguar Ionara Marques, o Projeto A Voz Mulher celebra o protagonismo da negritude e da força da mulher na música popular brasileira (MPB). Surgido em 2022, impulsionado pelo desejo de Ionara de criar um espaço que ampliasse a visibilidade das mulheres negras e de sua contribuição à MPB, a proposta busca enaltecer a presença e a potência das mulheres negras na cultura musical, com um olhar especial sobre a ancestralidade, a voz e o papel transformador da música.
O show é composto por uma música autoral de Ionara e interpretações de grandes vozes nordestinas femininas e da MPB, conectando diferentes gerações e sonoridades e ocorre dentro do já citado Festival Munguzá.
Serviço: Festival Munguzá com Ionara Marques
Quando: 20/11/2024
Onde: Largo Ruy Pereira
Horário: 17h às 22h
Entrada: Gratuita
Informações: @festivalmunguzá
Quarta Badalada
O tradicional karaokê das quartas-feiras do Bardallos Comida e Arte também fará alusão ao Dia da Consciência Negra. Com início às 21 horas, a noite será de música negra para quem quiser soltar a voz em Natal. A entrada para o evento é gratuita e o Bardallos fica localizado na R. Gonçalves Lêdo, 678 – Cidade Alta.
Serviço: Quarta Badalada
Quando: 20/11/2024
Onde: Bardallos Comida e Arte
Horário: 21h
Entrada: Gratuita
Informações: @bardallosnatal
Mostra Tony Silva
Ainda no Dia da Consciência Negra, Mossoró também vai contar com uma programação especial com o Cine Árido realizando a Mostra Tony Silva, a partir das 15h. A Mostra vai exibir filmes da carreira da atriz Tony Silva, uma das principais atrizes do Rio Grande do Norte e base da história teatral de Mossoró. –
A Mostra Audiovisual do Semiárido acontece entre os dias 19 e 21 de novembro, no SESC Mossoró. E terá a exibição especial do filme “Lua Cambará: nas escadarias do palácio”, de 2002, com as presenças do diretor do filme, Rosemberg Cariry, e de Tony, que participarão de uma roda de conversa ao final.
Serviço: Mostra Tony Silva
Quando: 20/11/2024
Onde: Sesc Mossoró
Horário: A partir das 15h
Entrada: Gratuita
Informações: @cinearido
Festival de Cinema Negro
Na próxima semana, durante os dias 27 a 30 de novembro, a Casa da Ribeira vai receber a 1º edição do Festival de Cinema Negro Ancestralidade como Potência. Serão 4 dias de programação, com exibições de filmes, curtas-metragens e bate-papo com realizadores. Ao todo serão exibidos 24 filmes, 4 bate-papos e 1 Residência Artística.
O Festival Cinema Negro Ancestralidade como Potência priorizou em seu programa, filmes que tenham em si a representatividade negra, seja na narrativa da obra audiovisual fazendo uso da ancestralidade, como também a composição da ficha técnica majoritariamente negra, elenco, direção e roteiro.
Serviço: Festival de Cinema Negro
Quando: 27 /11/2024
Onde: Casa da Ribeira
Horário: a definir
Entrada: Gratuita
Informações: @casadaribeira