Povoado Ilha do Ferro, no Sertão Alagoano, concentra maior número de Botafoguenses por metro quadrado do Brasil

Povoado Ilha do Ferro, no Sertão Alagoano, concentra maior número de Botafoguenses por metro quadrado do Brasil

O fenômeno foi mostrado em uma reportagem especial para o Programa Esporte Espetacular da Rede Globo.

O povoado ribeirinho Ilha do Ferro, pertencente ao município de Pão de Açúcar, sertão alagoano, foi destaque esta semana no programa Esporte Espetacular da Rede Globo de Televisão. O motivo? Segundo o Prefeito Jorge Dantas: Possivelmente o maior número de torcedores do clube Botafogo de Futebol e Regatas por metro quadrado do Brasil.

A matéria conta – As histórias de atleticanos e botafoguenses que amam à distância. A reportagem faz parte de uma série de pautas alusivas à final da Copa Libertadores entre Botafogo e Atlético Mineiro no próximo dia 30 de Novembro no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, Argentina.

Botafoguenses se reúnem na Ilha do ferro para assistir as partidas do Glorioso
Foto: Internet/Divulgação.

A paixão pelo Botafogo na localidade emanou pelas ondas do rádio que viajou por boa parte do país e atingiu em cheio o coração da jovem Maria Zita de Lima. Torcedora do Fogão desde 1962, Dona Zita conta que o amor pelo clube nasceu ouvindo as grandes jogadas do Velho Lobo Zagallo, Didi e Garrincha, grandes ídolos do clube que encantaram o mundo na década de 1960.

Dona Zita, considerada a Mãe dos Botafoguenses do Povoado Ilha do Ferro.
Foto: Internet/Divulgação

Considerada oficialmente a primeira torcedora da Estrela Solitária no povoado, ela foi responsável por disseminar o amor pelo time carioca na Ilha do Ferro.

“Eu me tornei professora e na aula, quando havia oportunidade,  conversava com meus alunos e falava sobre o Botafogo e seus jogadores maravilhosos. Isso fez com que muitos deles acabassem torcendo pelo clube”, revelou orgulhosa a professora aposentada.

Outro ilustre torcedor do Botafogo é o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas. Jorge não nasceu na Ilha do Ferro, mas corre em suas veias o sangue botafoguense. Segundo o gestor, a admiração pelo clube surgiu na década de 80 quando foi cursar faculdade na capital carioca.

Prefeito de Pão de Açúcar/AL Jorge Dantas sendo entrevistado no Povoado Ilha do Ferro
Foto: Ascom Pão de Açúcar.

“Aqui temos muitas coisas curiosas, mas certamente o fato mais curioso é que o Povoado Ilha do Ferro seja o lugar com mais botafoguenses por metro quadrado do estado de Alagoas todo e talvez até do Brasil”. Disse o prefeito.

Paralelamente aos botafoguenses da Ilha do Ferro, a reportagem mostrou que do outro lado do país no povoado Moreno Maia, no estado do Acre, há uma concentração inesperada de torcedores do Atlético Mineiro.

Em parte, a torcida é explicada pelo grande número de migrantes que saíram de Minas Gerais para o norte do país, por outro lado, o sucesso alcançado com esquadrão de 2013 e a conquista da Libertadores daquele ano com nomes como Ronaldinho Gaucho, Jô, Richarlyson, Rosinei;  Alecsandro, Bernard e Diego Tardelli ajudaram a conquistar os corações acreanos.

Inesperada torcida atleticana se reúnem em seu consulado no estado do Acre.
Foto: Internet/Divulgação.

O que sabemos é que no próximo dia 30 de novembro atleticanos do Povoado Moreno Maia no Acre ou botafoguenses do Povoado Ilha do Ferro em Alagoas estarão comemorando a escrita do nome de seu clube de coração na taça da Copa Libertadores de 2024.

A reportagem completa da TV Globo você assiste em: https://globoplay.globo.com/v/13126131

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *