Povoado Ilha do Ferro, no Sertão Alagoano, concentra maior número de Botafoguenses por metro quadrado do Brasil
O fenômeno foi mostrado em uma reportagem especial para o Programa Esporte Espetacular da Rede Globo.
O povoado ribeirinho Ilha do Ferro, pertencente ao município de Pão de Açúcar, sertão alagoano, foi destaque esta semana no programa Esporte Espetacular da Rede Globo de Televisão. O motivo? Segundo o Prefeito Jorge Dantas: Possivelmente o maior número de torcedores do clube Botafogo de Futebol e Regatas por metro quadrado do Brasil.
A matéria conta – As histórias de atleticanos e botafoguenses que amam à distância. A reportagem faz parte de uma série de pautas alusivas à final da Copa Libertadores entre Botafogo e Atlético Mineiro no próximo dia 30 de Novembro no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, Argentina.
A paixão pelo Botafogo na localidade emanou pelas ondas do rádio que viajou por boa parte do país e atingiu em cheio o coração da jovem Maria Zita de Lima. Torcedora do Fogão desde 1962, Dona Zita conta que o amor pelo clube nasceu ouvindo as grandes jogadas do Velho Lobo Zagallo, Didi e Garrincha, grandes ídolos do clube que encantaram o mundo na década de 1960.
Considerada oficialmente a primeira torcedora da Estrela Solitária no povoado, ela foi responsável por disseminar o amor pelo time carioca na Ilha do Ferro.
“Eu me tornei professora e na aula, quando havia oportunidade, conversava com meus alunos e falava sobre o Botafogo e seus jogadores maravilhosos. Isso fez com que muitos deles acabassem torcendo pelo clube”, revelou orgulhosa a professora aposentada.
Outro ilustre torcedor do Botafogo é o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas. Jorge não nasceu na Ilha do Ferro, mas corre em suas veias o sangue botafoguense. Segundo o gestor, a admiração pelo clube surgiu na década de 80 quando foi cursar faculdade na capital carioca.
“Aqui temos muitas coisas curiosas, mas certamente o fato mais curioso é que o Povoado Ilha do Ferro seja o lugar com mais botafoguenses por metro quadrado do estado de Alagoas todo e talvez até do Brasil”. Disse o prefeito.
Paralelamente aos botafoguenses da Ilha do Ferro, a reportagem mostrou que do outro lado do país no povoado Moreno Maia, no estado do Acre, há uma concentração inesperada de torcedores do Atlético Mineiro.
Em parte, a torcida é explicada pelo grande número de migrantes que saíram de Minas Gerais para o norte do país, por outro lado, o sucesso alcançado com esquadrão de 2013 e a conquista da Libertadores daquele ano com nomes como Ronaldinho Gaucho, Jô, Richarlyson, Rosinei; Alecsandro, Bernard e Diego Tardelli ajudaram a conquistar os corações acreanos.
O que sabemos é que no próximo dia 30 de novembro atleticanos do Povoado Moreno Maia no Acre ou botafoguenses do Povoado Ilha do Ferro em Alagoas estarão comemorando a escrita do nome de seu clube de coração na taça da Copa Libertadores de 2024.
A reportagem completa da TV Globo você assiste em: https://globoplay.globo.com/v/13126131