Projeto de combate à dengue da Escola Estadual Maria Berenice Barreto Alves é premiado em olimpíada da Fiocruz
O projeto tratou da relação entre as mudanças climáticas e o aumento dos casos de dengue perante a ampliação da proliferação do mosquito Aedes
Alunos e professores da Escola Estadual Maria Berenice Barreto Alves, localizada em Capela, no leste sergipano, foram vencedores e premiados na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMB), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no estado do Rio de Janeiro. O projeto foi desenvolvido com alunos do 6° ano do ensino fundamental com o objetivo de proporcionar a compreensão em relação ao aumento dos casos de dengue devido às chuvas e às mudanças climáticas em regiões de clima tropical.
O trabalho foi desenvolvido sob a orientação dos professores de Geografia, Matemática e Ciências, os quais desenvolveram práticas de educação ambiental e projeto de vida. “O intuito do projeto era realizar algumas ações sobre o combate à dengue, mas saímos da escola com os alunos e trabalhamos a metodologia e o protagonismo deles”, destacou a professora de geografia Viviane de Jesus.
O projeto tratou da relação entre as mudanças climáticas e o aumento dos casos de dengue, então o trabalho foi desenvolvido com o intuito de realizar algumas ações, trabalhando o protagonismo dos alunos, a educação ambiental, saúde e finalizou com a questão da vacina.
Além disso, os alunos realizaram pesquisa em farmácias e supermercados nos arredores da escola. Foi realizada uma pesquisa sobre qual era o repelente mais eficaz no combate à dengue, em sala de aula, e construíram tabelas e gráficos com os dados da pesquisa. No final, os professores e alunos realizaram uma panfletagem no município, ocasião em que os alunos transmitiram para a população o aprendizado obtido com as pesquisas.
“Estou muito feliz por representar a minha escola e meu trabalho na Olimpíada. Nosso trabalho é sobre o combate e prevenção da dengue, e eu fiquei feliz que fomos escolhidos”, compartilhou a aluna representante, Alice Gabrielly.
A OBSMB da Fiocruz é voltada para alunos e professores da educação básica, do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e visa fortalecer o desejo dos estudantes de aprender, conhecer e pesquisar, além de estimular a realização de ações que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no país.