Governo do Estado verifica serviços e assistência à população no entorno da Pedro Calazans

Governo do Estado verifica serviços e assistência à população no entorno da Pedro Calazans

Equipes estão atuando para que a via seja liberada até o fim de semana

O governador em exercício, Zezinho Sobral, vistoriou o trabalho realizado na avenida Pedro Calazans, no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, nesta segunda-feira, 2, para restabelecimento da via após o rompimento da adutora e interdição do local na região central da capital. 

Zezinho explicou que a atuação ágil dos órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju possibilitou que os danos fossem amenizados para garantir a segurança da população local, assim como o abastecimento hídrico na capital. “O governador Fábio me pediu que viesse aqui pessoalmente, hoje pela manhã, para verificar o andamento dos serviços para recuperação da área e se a população estava sendo assistida. Aqueles que precisaram ser deslocados, estão em um hotel e os comerciantes que sofreram algum prejuízo também foram cadastrados e estão sendo cuidados pela empresa de saneamento”, informou. 

Equipes técnicas e operacionais da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) trabalham desde as primeiras horas do domingo, 1°, para fazer os reparos necessários e assistir às famílias e comerciantes da localidade. Os trabalhos foram concentrados na recuperação da rede de distribuição de água, para garantir o abastecimento às pessoas que vivem e trabalham na região, e na avaliação estrutural da via.

O governador em exercício afirmou que a previsão inicial é que, no fim de semana, a via já seja liberada, caso os estudos da companhia não identifique novos pontos a serem recuperados. “Conseguimos um tempo resposta muito rápido com as equipes da Deso, Emurb, Emsurb e Defesa Civil Municipal vistoriando todas as áreas e atuando para recuperar a via, checar se não há nenhum dano maior, que não esteja aparente”, disse. 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, destacou que o abastecimento de água foi restabelecido ainda no domingo e, agora, a prioridade é o pavimento. “Vai ser feita toda uma reciclagem desde a Pedro Calazans com a rua de São Cristóvão até aqui, essa parte mais baixa, para garantia da mobilidade após a recuperação. A gente conversou com a empresa contratada e pediu celeridade, mas com cautela, porque é preciso averiguar até onde foi o dano”, reforçou. 

Assistência

As equipes da Deso e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE) atuaram de forma conjunta com a Defesa Civil Municipal, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Secretaria de Assistência Social para garantir a segurança no local. 

A Deso acionou ainda sua equipe de assistência social para prestar suporte às pessoas que sofreram transtornos. O presidente da Companhia, Luciano Goes, ressaltou que a Deso realizou visitas à área para avaliar os prejuízos e oferecer suporte necessário aos moradores. “As famílias estão sendo assistidas pela empresa. Uma família foi realocada a uma pousada durante o período de reparos causados pelo vazamento. E os comerciantes serão também reembolsados pelos danos”, pontuou. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo, o órgão está elaborando um relatório sobre o evento para subsidiar as ações posteriores da Deso. “A Defesa Civil está acompanhando o restabelecimento, agora, dessa nova fase do revestimento asfáltico do pavimento como um todo. Vamos fazer vistoria também nos imóveis vizinhos, tendo em vista que no dia do ocorrido alguns desses imóveis encontravam fechados, para certificar de que eles apresentam segurança estrutural”, afirmou. 

Interdição 

Devido ao incidente, a avenida Pedro Calazans permanece interditada até a conclusão das obras necessárias, para assegurar a integridade da população e a estabilidade da via. A SMTT realizou o bloqueio de um trecho da avenida Pedro Calazans, entre a rua São Cristóvão e a rua Sete de Setembro. Também há bloqueio de trânsito no trecho que compreende a rua Divina Pastora, entre a rua Siriri e a avenida Pedro Calazans. Já as ruas adjacentes aos trechos bloqueados devem ser evitadas. São elas: rua Siriri, Dom Bosco, travessa Almirante Tamandaré, José de Barros e rua Geruzinho.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *