Vigilância Sanitária apreende anabolizantes enviados de SP para o PI pelos Correios
A Secretaria de Estado da Saúde informou que as medicações apreendidas são sujeitas a controle especial, de acordo com a portaria do Ministério da Saúde Nº 344/98. A comercialização dessas medicações em humanos só pode ser realizada mediante a prescrição de médicos ou dentistas.
A Vigilância Sanitária do Piauí apreendeu, nesta quinta-feira (21), 10 encomendas enviadas pelos Correios contendo anabolizantes. Os produtos foram identificados pelos funcionários da empresa após passarem pelo rastreamento no sistema de raio X. Conforme a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), os medicamentos seriam distribuídos e utilizados em vários estados do país de forma irregular.
Os anabolizantes apreendidos são oriundos do estado de São Paulo e teriam como principais destinos os municípios de Bom Jesus, Capitão de Campos, Teresina e Timon, no Maranhão.
“Medicações como os anabolizantes são sujeitas a controle especial, de acordo com a portaria do Ministério da Saúde Nº 344/98. A comercialização dessas medicações em humanos só pode ser realizada mediante a prescrição de médicos ou dentistas”, destacou a Sesapi em nota.
“A comercialização desses medicamentos, especificamente, é feita mediante a retenção de uma via das receitas de controle especial nas farmácias e drogarias, portanto, nenhum medicamento de controle especial pode ser comercializado pela internet”, explicou a diretora da Vigilância Sanitária no estado, Tatiana Chaves.
Todos os anabolizantes apreendidos pela Vigilância Sanitária foram listados no Termo de Apreensão e serão inutilizados por uma empresa de resíduos licenciada pelo Estado para essa finalidade.
A empresa fará o recolhimento dos produtos junto a Vigilância Sanitária do Piauí e posteriormente a incineração dos medicamentos.