Com recursos do Novo PAC, Governo da Bahia define consórcio responsável por reforma milionária em aeroporto

Com recursos do Novo PAC, Governo da Bahia define consórcio responsável por reforma milionária em aeroporto

O governo da Bahia já definiu as empresas responsáveis pelas obras de reforma e ampliação do Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, em Barreiras, no Oeste do estado. O aeroporto é administrado pela gestão estadual, e a licitação foi lançada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) em outubro de 2024.

As obras serão executadas por um consórcio formado pelas empresas Pórtico Construções, Eterc Engenharia e Empresa Brasileira de Soluções Aeroportuárias (EBSA). O investimento total ultrapassa R$ 44 milhões, com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e do próprio governo da Bahia.

Intervenções previstas

O projeto contempla a construção de um novo terminal de passageiros, a reforma e ampliação da pista de pouso e decolagem (PPD), um novo pátio de aeronaves, além de obras complementares de drenagem, infraestrutura de balizamento noturno e sistemas de auxílio à navegação.

Também está prevista a reforma e adequação da taxiway, pista de rolamento que conecta o terminal, hangares e outras instalações do aeroporto. Com as melhorias, espera-se que o aeroporto tenha capacidade para operar voos com aeronaves de até 200 passageiros.

Segundo a Seinfra, a obra do novo terminal de passageiros tem previsão de duração de 360 dias (um ano) após a assinatura da ordem de serviço. Já a ampliação da pista de pouso e decolagem deve durar 240 dias (oito meses) a partir da autorização da execução.

Relevância estratégica

A modernização do aeroporto foi anunciada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, ainda em 2024. Na ocasião, o ministro destacou o papel estratégico do equipamento para a economia regional. “Uma melhor logística significa aumentar a capacidade de competição do estado da Bahia para outros lugares, não só do Brasil, mas da América do Sul. Então eu acho que o agronegócio do Oeste ganha”, afirmou.

O Aeroporto de Barreiras está localizado no topo da Serra da Bandeira, uma das regiões mais produtivas do Brasil em grãos e pecuária. Por esse motivo, o equipamento está incluído no Plano Aeroviário Nacional (PAN), o que garante prioridade em investimentos federais para sua modernização.

Demanda reprimida

O prefeito de Barreiras, Otoniel Nascimento (União), tem reforçado a importância da obra, alegando que o aeroporto atual é o “principal entrave” para o desenvolvimento da região. “Com uma pista e terminal pequenos, aviões de grande porte não conseguem pousar. Isso afeta diretamente o crescimento econômico da cidade e da região”, disse o gestor.

A demanda por voos é alta, principalmente nos trechos Barreiras–Salvador e Barreiras–Brasília, mas atualmente só há um voo diário para a capital baiana. O trecho para o Distrito Federal ainda não é ofertado.

“No Oeste da Bahia nós temos alguns dos maiores produtores de algodão e soja do Brasil, e não temos esse serviço aéreo para ofertar para esses empresários”, concluiu o prefeito.

Redação

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