Prefeitura do Natal vai usar transporte por aplicativo para economizar com frota

Prefeitura do Natal vai usar transporte por aplicativo para economizar com frota

Contratação será feita através de credenciamento de empresas operadoras de plataformas digitais

A Prefeitura do Natal publicou um decreto que autoriza a implantação de um novo modelo de transporte institucional por meio de aplicativos de mobilidade urbana, como a Uber e a 99. A medida tem como principal objetivo modernizar os serviços administrativos e reduzir os custos com veículos locados e motoristas terceirizados.

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Paulinho Freire (União), a contratação será feita através de credenciamento de empresas operadoras de plataformas digitais, utilizando o modelo corporativo já praticado no mercado.

Prefeitura de Natal (8)

Medida visa reduzir despesas com frota própria ou alugada na Prefeitura do Natal. Foto: José Aldenir/Agora RN

Entre os critérios definidos para o novo modelo, estão a observância de valores máximos por quilômetro, tempo e tarifa mínima, com possibilidade de tarifa dinâmica — desde que os custos mensais não ultrapassem o teto estipulado. Os preços serão reajustados automaticamente conforme a variação do preço da gasolina comum em Natal, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O texto também garante rastreabilidade, relatórios digitais e controle por usuário autorizado.

O novo sistema não abrangerá todos os veículos utilizados pela administração. Estão excluídos da substituição as ambulâncias, viaturas da Guarda Municipal, veículos de fiscalização, motocicletas e demais automóveis destinados a atividades operacionais essenciais.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *