UFRB lidera projeto para impulsionar Meninas e Mulheres na ciências em sete escolas públicas no interior baiano; saiba mais

UFRB lidera projeto para impulsionar Meninas e Mulheres na ciências em sete escolas públicas no interior baiano; saiba mais

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está à frente do projeto Biocombustíveis para um Futuro Sustentável: Inspirando Meninas e Mulheres na Ciência (BIOFEMME), uma iniciativa transformadora que visa fomentar a inclusão e o protagonismo feminino nos campos da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade. 

Com atuação direta em sete escolas públicas de Ensino Básico na Bahia, o BIOFEMME busca desmistificar conceitos complexos de matemática, Química, Física e Biologia, conectando-os com a realidade das estudantes do Ensino fundamental e médio. Atualmente, o projeto oferece 35 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para as alunas, proporcionando imersão no universo da pesquisa científica por oficinas interativas, palestras inspiradoras e experimentos práticos em laboratório.

Mente por trás do projeto, a professora Carine Alves, do curso de Engenharia de Energias (CETENS) da UFRB e coordenadora do projeto, enfatiza a visão do BIOFEMME: “Ao abordar um tema de relevância global como os biocombustíveis, o BIOFEMME almeja não somente acender o interesse das alunas pelas ciências exatas, engenharias e computação, mas também evidenciar o papel crucial dessas áreas na construção de um futuro com bases mais sustentáveis”.

O projeto foi aprovado na Chamada CNPq — ‘Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação’, o projeto começou suas atividades neste semestre letivo E pretende despertar a curiosidade científica e cultivar a consciência ambiental nas jovens participantes através do aprendizado prático da produção de biocombustíveis, analisando seu impacto ambiental e viabilidade econômica.

Em entrevista ao Bahia Notícias a professora destaca que a expertise da equipe em pesquisa sobre biocombustíveis facilitou a integração das ações do projeto: “Essa expertise prévia permitiu que o projeto convergisse excelência científica com um forte compromisso social, criando um ambiente propício para o florescimento de futuras cientistas e profissionais”, explica a coordenadora com entusiasmo.

O BIOFEMME se apoia em sua abrangência, caráter inovador e colaboração interinstitucional, envolvendo a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Universidade Estadual de Feira de Santana(UEFS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI CIMATEC). “Essa sinergia entre as instituições tem se mostrado fundamental para a implementação de ações integradas e com um alcance significativo em todo o estado”, avalia a professora Carine.

Adicionalmente, o BIOFEMME disponibiliza sete bolsas de apoio técnico destinadas às professoras orientadoras, bem como bolsas para alunas da graduação das instituições parceiras. O contato direto com cientistas e profissionais renomados da área serve como fonte de inspiração e abre novas perspectivas acadêmicas e profissionais para as jovens participantes.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *