#MeuLugarFavorito: Influenciador Cleidson Santana escolhe a Cidade Baixa como lugar preferido em Salvador
Soteropolitano apontou a região onde nasceu e cresceu como cantinho predileto, na série em homenagem ao aniversário da capital baiana.
Salvador completa 475 anos de fundação no dia 29 de março. Em comemoração à data, o g1 convidou algumas personalidades para contar qual o local preferido na capital baiana e as histórias afetivas envolvidas em cada ponto.
O influenciador Cleidson Santana escolheu pontos da região da Cidade Baixa, como lugares prediletos (assista ao vídeo acima).
Cleidson Santana no Festival de Verão Salvador — Foto: Redes Sociais
Entre diversos trabalhos realizados para o público da internet, ele já foi correspondente do Festival de Verão Salvador para redes sociais da Rede Globo. No início da carreira, venceu um concurso de melhor close de Salvador. Hoje, é requisitado por grandes marcas para campanhas publicitárias.
- #MeuLugarFavorito: Evaldo Macarrão escolhe o Santo Antônio Além do Carmo como local preferido em Salvador
- #MeuLugarFavorito: Zebrinha escolhe a Cidade Baixa como seu lugar preferido em Salvador
Cleidson nasceu e cresceu na Cidade Baixa. Atualmente, ele reside no Santo Antônio Além do Carmo, bairro do Centro Histórico de Salvador. Porém, até hoje frequenta a região, pois familiares e amigos seguem morando no local.
O acolhimento e aconchego dessas pessoas, sobretudo em momentos sensíveis, é ponto de referência para construção de novos planos e entendimento de questões particulares. “Aqui é o lugar que eu venho quando não me sinto bem, é aqui que eu me sinto bem’’, relata.
“Vir até aqui encontrar essas pessoas é entender de onde eu vim e para onde eu estou indo”, afirma.
Cleidson menciona especialmente a orla da Ribeira como um lugar especial, pois além da praia, o bairro tem restaurantes que ele considera excelentes.
A ponta de Monte Serrat, também conhecida também como ponta de Humaitá, é outro canto que o influenciador guarda carinhosamente e visita sempre que pode.
Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat e ao fundo igressa de Nossa Senhora de Monte Serrat — Foto: Reprodução/ TV Bahia
Segundo o historiador Jaime Nascimento, essa “mudança” de nome faz referência a uma barraca de praia que existia no local.
“Havia uma barraca, onde hoje há bares próximos à igreja, e as pessoas diziam ‘encontre lá, na barraca em Humaitá’, e ficou Humaitá, mas não existe ponta de Humaitá. Ali é o Monte Serrat”, explica.
A ponta de Monte Serrat é um ponto turístico de Salvador, onde fica localizado o Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat, a igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat e o mosteiro que leva o mesmo nome. O ponto turístico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e foi revitalizado em 2019.
O belo entardecer no forte costuma atrair uma multidão, sobretudo na alta estação, e é tido como um dos mais encantadores da cidade.
- #MeuLugarFavorito: Lázaro Ramos escolhe Ponta do Humaitá como local preferido em Salvador
Igreja do Bonfim, em Salvador — Foto: Reprodução/ TV Bahia
Cleidson cita também a Igreja do Bonfim, maior símbolo religioso da cidade de Salvador, como local de destaque.
Jaime Nascimento explica que o capitão português Teodoro de Faria trouxe a imagem do Senhor do Bonfim da cidade de Setúbal e em cumprimento a uma promessa, construiu a igreja em um lugar alto e imponente, de onde é possível ver a baía de Todos-os-Santos.