Secretaria de Estado da Educação dá início à edição 2025 do Programa Foca o Enem

Secretaria de Estado da Educação dá início à edição 2025 do Programa Foca o Enem

Estudantes terão acesso a material didático, aulões presenciais e videoaulas semanais

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início à edição 2025 do Foca o Enem, programa que prepara os estudantes da Rede Estadual de Ensino para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o ingresso no Ensino Superior. A abertura das atividades aconteceu nessa sexta-feira (25), em uma live no canal do Foca o Enem, no YouTube (Foca o Enem – AL).

Na abertura da transmissão, a secretária-executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Barbosa, destacou o aumento do ingresso de estudantes da rede pública no Ensino Superior e desejou sucesso aos alunos que se submeterão ao Enem este ano.

“Os alunos da escola pública têm, cada vez mais, alcançado sucesso no Enem e, este ano, não será diferente. Ao longo do ano letivo, vocês terão material didático e aulas diferenciadas com professores de excelência. Desejamos que vocês aproveitem, estudem e foquem no seu projeto de vida”, declarou Sueleide.

Na ocasião, o superintendente do Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, e a gerente especial para Exames do Ensino Médio, Danielly Verçosa, apresentaram as ações programadas para este ano.

“Neste momento, nosso foco foi mobilizar os estudantes para assegurarem a isenção na taxa de inscrição do Enem. Posteriormente, faremos também uma grande campanha para as inscrições”, afirmou Ricardo. “Teremos muitas ações este ano: aulões presenciais, simulados, distribuição de material didático e videoaulas dos diferentes componentes, disponibilizadas semanalmente no canal do Foca o Enem no YouTube. Tudo pensado para garantir que nosso aluno conquiste a tão sonhada vaga no Ensino Superior”, complementou Danielly.

A live

Durante a transmissão, acompanhada por escolas de toda a Rede Estadual de Ensino, a equipe de professores do Foca o Enem deu dicas sobre a taxa de isenção do exame, formatação da prova e apontou a Inteligência Artificial como um possível tema a ser abordado nas provas de Ciências Humanas e na Redação.

Também foi destacada a correlação entre o Enem e a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), além dos avanços da Rede Estadual em ambas as avaliações nos últimos anos.

Em 2015, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Alagoas no ensino médio era de 3,1. Em 2023, o índice subiu para 4,1. Já no Enem, a Rede Estadual registrou aumento no número de inscrições: em 2023, 71% dos concluintes do ensino médio se inscreveram no exame; em 2024, esse percentual saltou para 100%. O grau de participação nos dois dias de prova também cresceu, passando de 68% em 2023 para 79% em 2024. Além disso, de um ano para o outro, o percentual de aprovados no Enem aumentou 36%.

Exemplo

A live também trouxe o depoimento de Benjamin Paciência e Myrella Dandara, egressos da Escola Estadual Pedro Teixeira, em Maceió, aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Eles conquistaram o primeiro lugar no sistema de cotas, respectivamente, nos cursos de Direito (Benjamin) e Serviço Social (Myrella), ambos na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os dois universitários falaram sobre a importância do programa Foca o Enem e do apoio de sua escola e professores durante a preparação.

“O material do Foca o Enem é de excelente qualidade, uma oportunidade única para nós, que somos da escola pública e, na maioria das vezes, não temos como arcar com os custos de um cursinho preparatório”, destacou Myrella. “Além do material do Foca o Enem, que é muito importante, o Programa Professor Mentor foi um diferencial, pois ajuda o estudante a construir seu projeto de vida. Minha Professora Mentora foi uma grande incentivadora da minha turma”, revelou Benjamin.

Aulões presenciais

Durante a live, a equipe do Foca o Enem sorteou três aulões presenciais para as escolas que estavam acompanhando a transmissão. Foram contempladas as escolas estaduais de Areia Branca, em Santana do Ipanema; Ângelo de Abreu, em Olho d’Água das Flores; e Deputado João Beltrão, em Coruripe. Os aulões devem acontecer ainda no mês de maio.

Material e novidades

O programa fará a distribuição de materiais didáticos para apoiar a preparação dos estudantes para o Enem. O conteúdo, organizado por área do conhecimento e com material específico para Redação, será ofertado a todos os concluintes dos 3º e 4º anos da Rede Estadual de Alagoas. Também serão aplicados simulados em todas as escolas, com o objetivo de treinar o tempo, a resolução de questões e os protocolos específicos do Enem.

Neste ano, as ações do programa serão direcionadas a estudantes da 2ª, 3ª e 4ª séries do ensino médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inclusão dos alunos da 2ª série tem o objetivo de inseri-los no processo como “treineiros”, para que conheçam as etapas do exame antes mesmo de disputar uma vaga no ensino superior, de fato.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *