Draga começa retirada de banco de areia no Porto de Natal para liberar exportações

Draga começa retirada de banco de areia no Porto de Natal para liberar exportações

Serviço emergencial dura 30 dias e integra pacote de R$ 100 milhões para modernizar terminal.

Uma draga chegou nesta segunda-feira 28 ao Porto de Natal para retirar um banco de areia que atrapalha a entrada de navios. A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) informou que o serviço emergencial deve durar 30 dias.

“Essa ação emergencial é para retirada imediata desse banco de areia para poder dar segurança ao escoamento da safra de frutas que inicia agora em agosto, antes mesmo que a gente faça a manutenção do canal de acesso, que a dragagem prevista parta o segundo semestre, aquilo que a gente tem batalhado muito, inclusive porque a governadora esteve no ministério para garantir os recursos”, afirmou Paulo Henrique Macedo, diretor-presidente da Codern.

Porto de Natal recebe dragagem emergencial para remover banco de areia - Foto: Assessoria/Codern

Draga começa a remover banco de areia no Porto de Natal para liberar navegação de navios – Foto: Assessoria/Codern

A dragagem busca liberar a navegação para navios maiores e evitar novos incidentes como o encalhe do graneleiro russo Bella Judi, de 180 metros de comprimento, que ficou preso no local em novembro de 2023. O serviço integra um pacote de obras previsto para o Porto de Natal, que inclui também uma dragagem mais ampla do canal de acesso e a construção de defensas na ponte Newton Navarro. O investimento total supera os R$ 100 milhões.

O governo estadual atuou junto ao Ministério dos Portos e Aeroportos para liberar os recursos. A intenção é garantir o escoamento da safra de frutas, que começa a ser exportada a partir de agosto.

“O governo da professora Fátima tem sido um importante interlocutor para viabilizar o pleno funcionamento do Porto de Natal. Em 2023, nós corríamos o risco de o porto não operar por falta de navios e desde esse período ela tem sido uma batalhadora no sentido de viabilizar as exportações de nossas frutas pelo Porto de Natal”, disse Guilherme Saldanha, secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca.

Ele lembrou que, no ano passado, o governo articulou, com apoio do Sebrae e dos exportadores de frutas, a manutenção das atividades do porto, o que resultou em um crescimento de 107% no movimento em 2024.

“Em 2023 continuamos no porto uma articulação feita pelo Governo do Estado com o Sebrae e com os exportadores de fruta, que garantiu ainda o funcionamento em 2023, e que continuou em 2024 com um crescimento de 107%. Agora, as companhias marítimas voltaram a procurar o Porto de Natal e, portanto, a gente precisa de navios maiores. Há a necessidade dessa dragagem, e o trabalho feito pelo presidente – da Codern – Paulinho, e da governadora Fátima, em uma interlocução com o Governo Federal, está viabilizando a dragagem que há mais de dez anos não foi feita”, afirmou Saldanha.

O objetivo da dragagem emergencial é aumentar a profundidade do leito do rio Potengi e garantir a segurança para o embarque de frutas destinadas ao mercado internacional.

Redação

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