Cearense de Santa Quitéria, ex-aluno da rede pública, conquista bolsa de mestrado nos Estados Unidos
Nascido e criado em um assentamento da reforma agrária no Interior do Ceará, ele é o primeiro da família a obter diploma de ensino supeiror
Nascido e criado em um assentamento da reforma agrária em Santa Quitéria, no Ceará, o jornalista Rogério Bié, de 24 anos, aprendeu com seus pais — os agricultores Vanuzia Bié e Antônio Moura — e com a comunidade local que a educação transforma realidades. E viu isso acontecer de perto.
Primeiro da família a obter um diploma de ensino superior, após estudar exclusivamente na rede pública cearense desde a educação básica até a universidade, o jovem inicia uma nova etapa: foi um dos 10 selecionados, entre 360 candidatos de todo o Brasil, para cursar gratuitamente uma universidade nos Estados Unidos, por meio do Programa Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA.
Foram quase dois anos de madrugadas em claro e estudando no transporte coletivo durante um processo seletivo rigoroso, com provas, entrevistas e outras etapas, até ser aprovado para o mestrado em Narrativas e Mídias Digitais na Universidade do Estado do Arizona, no campus de Los Angeles, na Califórnia.
“Sou filho de um geração de agricultores que não têm o ensino fundamental completo, mas isso nunca impediu que eles fossem uma grande referência para mim. Sempre me encorajaram a estudar, mostrando que a educação era o caminho”, conta.
Ele viaja para os Estados Unidos no segundo semestre deste ano, onde terá uma bolsa de estudos para permanecer por pelo menos um ano e meio. A estada poderá ser estendida por mais dois anos para a aplicação dos conhecimentos adquiridos, com possibilidade de avançar ainda mais, rumo ao doutorado.