Defesa Civil de Aracaju executa ações de enfrentamento às chuvas

Defesa Civil de Aracaju executa ações de enfrentamento às chuvas

 Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil municipal, divulgou neste sábado, 3, um balanço parcial do período de alerta de chuvas. Nas últimas 6 horas, o acumulado de chuvas chegou a 37 mm no bairro Mosqueiro, com pico de 22 mm em uma hora no Lamarão. O volume total de chuvas registrado no mês até o momento é de 39 mm, ainda abaixo da média histórica de maio, que é de 275 mm.

A previsão indica tempo nublado, com chuvas de intensidade fraca à moderada até segunda-feira, 05. O alerta segue vigente e o monitoramento permanece intensificado.

Até às 11h deste sábado, foram registradas apenas duas ocorrências relacionadas às chuvas: um ponto de alagamento e uma solicitação para avaliação de risco estrutural. Não houve registro de vítimas, desabrigados ou desalojados.

O Rio Poxim, que impacta diretamente o bairro Jabotiana, principalmente no Largo da Aparecida, continua sendo monitorado pela Defesa Civil, devido ao risco de transbordamento. A cabeceira do rio Poxim está sendo acompanhada de perto para identificar qualquer impacto na região e tomar medidas preventivas, caso necessário.

Ações preventivas

Por meio do Comitê Operacional de Aracaju (COA), a prefeitura tem executado de forma integrada as ações de enfrentamento às chuvas. Assim que o alerta foi emitido pela Defesa Civil, ainda na quinta-feira, 01, as equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciaram imediatamente a execução do plano de contingência, com foco na prevenção e resposta rápida.

A Emurb intensificou os serviços de limpeza e desobstrução do sistema de drenagem em pontos críticos da cidade, além da recuperação de caixas de drenagem, calçamentos e outras estruturas. As equipes seguem em regime de plantão, com maquinário de prontidão para atender a qualquer eventualidade.

A Emsurb, por sua vez, tem atuado na limpeza de bocas de lobo, valas de drenagem e manutenção de canais nas zonas Norte, Sul e Central. As coordenadorias de limpeza pública, resíduos sólidos, transporte e poda também estão mobilizadas e permanecem disponíveis para atender prontamente qualquer demanda durante o período chuvoso.

Em caso de emergência, a população deve acionar o número 199.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *