Recife amplia vacinação contra gripe para todos os grupos prioritários; saiba onde e quem pode se imunizar
Público-alvo desta nova etapa da campanha de imunização contra a Influenza corresponde a mais de 658 mil pessoas, de acordo com a prefeitura do Recife.
A Secretaria de Saúde do Recife ampliou, a partir desta quarta-feira (27), a vacinação contra a gripe para todos os grupos prioritários (veja vídeo acima). Segundo a prefeitura, o público-alvo da nova etapa da imunização contra a Influenza corresponde a mais de 658 mil pessoas (saiba onde se vacinar).
A campanha começou no dia 13 de março, mas a etapa inicial era voltada apenas para trabalhadores de saúde, pessoas acima de 60 anos, pessoas com comorbidades e doenças permanentes e crianças com idade entre 6 meses e 6 anos.
Com a ampliação, a vacinação contra a gripe passa a abranger também os seguintes grupos:
- Professores;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento;
- Caminhoneiros, trabalhadores portuários e do transporte coletivo;
- Detentos e funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, com idade entre 12 e 21 anos.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, o esquema vacinal varia conforme a faixa etária, sendo uma dose única para a maioria dos grupos e duas doses para crianças com idade entre 6 meses e 6 anos, com um intervalo de 30 dias.
Pessoas doentes com quadros de febre e casos confirmados da Covid-19 devem adiar a vacinação contra a gripe até a recuperação, segundo a prefeitura do Recife.
Outra orientação da secretaria municipal é levar um documento de identificação com CPF, a carteira de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para agilizar o procedimento.
Além disso, alguns grupos precisam comprovar a necessidade da imunização, como profissionais de saúde, que devem levar comprovantes de trabalho.
A vacina contra a Influenza previne o agravamento, a internação e a morte por causa da gripe. De acordo com a gestão municipal, a meta da campanha é vacinar 90% do público prioritário até 31 de maio.