Agenda cultural traz o melhor do pré-Carnaval em São Luís neste fim de semana

Agenda cultural traz o melhor do pré-Carnaval em São Luís neste fim de semana

Bloco 100 Sigilo, Máquina de Descascar’Alho e muitos outros agitam a Madre Deus, o Centro Histórico e redondezas.


A agenda cultural começa com uma estreia de álbum. O trio maranhense Efeito Túnel apresenta seu álbum nesta noite de sexta-feira (09), no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis, a partir das 19h.

O álbum, que leva o nome da banda, nunca foi apresentado ao vivo, e o show marca a estreia do repertório recém-lançado e o encontro dos artistas Caio Mattos, Tammys Loyola e Marcus Bros com o público local. O disco foi lançado no dia 31 de dezembro do ano passado e possui nove faixas. Para o show, além das músicas novas, a banda aposta em participações especiais e em uma formação ampliada.

Exposição “Fofão: História e Memórias de um Personagem Genuinamente Maranhense”

A Galeria Trapiche abre o ano de 2026 com a exposição “Fofão: História e Memórias de um Personagem Genuinamente Maranhense”, da artista Katia Castro (@katiaasc).

A exibição, que celebra a força cultural do fofão maranhense por meio de esculturas e quadros, num verdadeiro mergulho afetivo na memória e identidade cultural do Maranhão, entra em cartaz nesta sexta (09) e vai estar disponível para visitação, com entrada gratuita, até 1º de fevereiro.

Horários de visitação:
Segunda a sábado: 8h às 12h | 14h às 17h
Domingo: 10h às 14h

Cortejo de rua da Maquina de Descascar’Alho

Falando de pré-Carnaval, o grupo cultural Máquina de Descascar’Alho continua a comemoração dos 40 anos de história e resistência no coração da Madre Deus. O grande cortejo de rua da Máquina de Descascar’Alho acontece neste sábado (10), na Praça do Goiabal, com concentração a partir das 16h.

Baralho do Balaio na Beira Mar

O casarão Laborarte realiza neste sábado (10) o bloco Baralho do Balaio, no esquenta para o Carnaval 2026. A concentração será no Meu Patrão SLZ, bar localizado na Praça da RFFSA, na Beira-Mar.

 Baralhos, carimbó de caixeiras, cacuriá, marchinhas e crioula; tudo no ritmo cadenciado das caixas do Divino!

Ensaio Aberto do Bloco da Enme

Ainda no sábado acontece um encontro de blocos no Centro Histórico. O Bloco da Enme convidou o tradicional Bloco 100 Sigilo, em parceria com a produtora de eventos Nabuxk e a banda Samba de Rua SLZ, para marcarem presença no 1º ensaio aberto do grupo em 2026.

O evento ocorre na Rua da Palma, nº 500, Centro, ao lado do Convento das Mercês. A concentração é por conta do Bloco 100 Sigilo; em seguida, a idealizadora do Bloco da Enme, a cantora Enme Paixão, comanda os foliões. Haverá ainda shows e sets de artistas convidados. O encerramento será com o show do Samba de Rua SLZ. Entrada gratuita até as 18h. Quem tiver abadá de edições anteriores terá acesso liberado durante todo o evento.

11 grupos se apresentam no Pré-Carnaval da Madre deus

O terceiro grito do Carnaval do Maranhão 2026 acontece neste domingo (11) na Madre Deus. Ao todo, 11 grupos passarão pelos dois palcos instalados no Largo do São Jorge (próximo à Casa Barrica) e no Ponto de Fuga.

Veja a programação completa:

Palco – São Jorge

17h – Tambor  Maracrioula

18h – Samba de Mina

19h – Bloco Afro Aiyê Amadê

20h – Grupo Groovaê

21h – A Máquina de Descascar’alho

Palco – Ponto de Fuga

17h – Bloco Afro GDAM

18h – Bloco Tradicional Os Versáteis

19h – Escola de Samba Flor do Samba

20h – Grupo Sambadiando

21h – Banda Mix In Brazil

22h – Tôdimais

Programação de fim de semana do Cine Lume

E para quem prefere um cineminha ao invés da folia, o Cine Lume (localizado no Office Tower, na avenida Colares de Moreira, Renascença II) está com uma programação imperdível, com três grandes filmes em cartaz durante todo o fim de semana:

Eu, Que Te Amei (2026) retrata um casal formado por duas grandes estrelas de cinema. Imersos numa Paris do passado, com suas noites boêmias, cafés descolados e romances intensos, a trama revela a força e as dinâmicas de um laço que sobreviveu ao desejo e ao sofrimento.

Foi Apenas Um Acidente (2025) conta a história de vingança de um homem torturado na prisão que sequestra o seu possível agressor e procura por outras vítimas em busca de confirmar se capturou o homem certo. O filme iraniano é dirigido pelo mesmo diretor de Sem Ursos, Jafar Panahi.

Lumière! A Aventura Continua (2024) é um documentário e, como o nome sugere, é a continuação do documentário Lumière – A Aventura Começa (2016), que investiga mais de cem filmes de cinquenta segundos produzidos pelos irmãos Lumière, analisando a evolução dos efeitos e do fazer cinematográfico. Agora, outros cem filmes dos irmãos pioneiros da sétima arte são restaurados e explorados em conjunto com uma análise aprofundada da história da invenção do cinema.

Veja os horários das sessões do Cine Lume durante este fim de semana.

Sexta, dia 09 de janeiro
15h – EU, QUE TE AMEI
17h – LUMIERE
19h – FOI APENAS UM ACIDENTE

Sábado, dia 10 de janeiro
15h – LUMIERE 
17h – CONFISSÕES DE UM SERIAL KILLER
19h – FOI APENAS UM ACIDENTE

Domingo, dia 11 de janeiro
15h – MEMÓRIAS DE UM VERÃO
17h – FOI APENAS UM ACIDENTE
19h – EU, QUE TE AMEI

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *