Alagoanos são destaques em premiação e se consagram campeões no Profissionais da Música 2025

Artehfato, Chau do Pife, Suzi Mariana, Gama Júnior e Del Cavalcanti foram alguns dos artistas alagoanos que ganharam destaque nacional
O talento musical de Alagoas foi celebrado no último final de semana no Prêmio Profissionais da Música 2025, em Brasília, no Distrito Federal, com várias vitórias e indicações que colocam os artistas do estado em destaque no cenário musical nacional.
Os vencedores alagoanos foram a banda Artehfato na categoria Rock (Nordeste), o patrimônio vivo Chau do Pife na categoria Artista Instrumental (Nordeste), Del Cavalcanti na categoria Arranjador (Norte/Nordeste), Suzi Mariana na categoria Autora de Música e Letra (Nordeste) e Gama Júnior nas categorias de Autor de Música e Letra (Nordeste), Música de Rezo (Nacional) e de Videoclipe (Nordeste).
%2009.26.06_5569c767.jpg)
Além dos premiados, outros artistas alagoanos conquistaram destaque ao figurarem entre os finalistas em diversas categorias do Prêmio. Rodrigo Avelino se destacou com impressionantes indicações em cinco categorias – Autor de Música e Letra, Cantor, Forró, Pop e Produtor Musical de Single Digital. Kemesson Lemos brilhou na categoria de Direção Musical. O Projeto Ensemble garantiu espaço no cenário regional ao ser indicado em Pop (Norte/Nordeste).
Gama Júnior mostrou força ainda maior ao acumular indicações em Artista Instrumental, Forró e Mestre de Cultura Popular, além das categorias em que já venceu. Chau do Pife também esteve entre os finalistas na categoria Forró. Suzi Mariana, além de ter sido contemplada com o prêmio, também foi indicada na categoria Rock. Já Arnaud Borges se destacou com sua indicação em Música de Rezo, completando o quadro de talentos alagoanos que brilharam tanto nas vitórias quanto nas merecidas menções entre os melhores.
%2009.28.53_49877e7d.jpg)
“O sentimento é de muita felicidade, de reconhecimento profissional. Ir para o Prêmio Profissionais da Música mais uma vez e ganhar três prêmios é um incentivo maior. É um combustível para eu continuar trilhando esse caminho da música, da Mãe Música, que é o meu propósito de vida”, disse Gama Júnior, que já havia sido vencedor da premiação em 2023 na categoria de melhor cantor.
“Eu estou com 30 anos de carreira, 50 anos de idade, então, este ano eu resolvi comemorar o ano todo, não só em uma data, em um dia. Nós começamos fazendo um show, o Gira, inclusive com recursos da PNAB, edital da Secult, e eu fiz três shows — aqui em Maceió, no Homeirinho; em Arapiraca, no Teatro Jofre Soares; e em União dos Palmares”, reforçou ele.
O músico também agradeceu ao Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, que apoiou a ida dos finalistas à premiação. “Agradeço ao Governo por poder me proporcionar essa ida ao PPM. A gente teve o apoio da Secult e eu agradeço demais por isso. E não só eu, mas toda a equipe alagoana que foi”, finalizou.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, exaltou o sucesso dos artistas alagoanos e destacou a relevância dos investimentos públicos para o segmento. “Somos uma terra de talentos, e é impossível não se emocionar com o brilho dos nossos artistas. Nos enche de orgulho ver os talentos alagoanos sendo reconhecidos em âmbito nacional e renova nosso compromisso de continuar investindo e valorizando cada voz”, disse.