Alagoas se prepara para ampliar negócios do setor agropecuário no mercado internacional

Alagoas se prepara para ampliar negócios do setor agropecuário no mercado internacional

Na etapa alemã, secretária Aline Rodrigues participou até esta segunda-feira (6) da Feira Anuga 2025

A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, integra a “Missão Europa: Internacionalização de Produtos da Agricultura Familiar do Nordeste do Brasil”, que teve início no sábado (4). Na etapa alemã, Alagoas participou até esta segunda-feira (6) da Feira Anuga 2025, maior feira mundial do setor de alimentos e bebidas, na cidade de Colônia.

A ação reuniu representantes dos nove estados nordestinos com o objetivo de fortalecer a presença dos produtos regionais em mercados internacionais. O estande do brasileiro, que conta com a Apex Brasil, Sebrae e Consórcio Nordeste, foi o espaço para a apresentação e negociação dos produtos da agricultura familiar nordestina. 

A Anuga contou com mais de 8 mil expositores de 120 países, desde empresas de proteína animal e bebidas, até àquelas dos chamados fine foods, que são alimentos requintados e de alta qualidade. 

A delegação brasileira foi composta por 200 expositores. Entre os itens que Alagoas levou para o evento estão óleo e leite de coco, coco ralado flocado, pimenta-do-reino, tempero caseiro, sucos de frutas cítricas, leite em pó, manteiga, bebidas lácteas, barras de chocolate, pó de cacau e doces de umbu e goiabada orgânicos.

A Anuga, realizada bienalmente, é reconhecida como o principal palco global de tendências e inovações do setor alimentício, reunindo empresas, importadores, distribuidores e organizações certificadoras. Além da exposição, a programação incluiu rodadas de negócios focadas no comércio justo, visitas técnicas guiadas à feira e palestras sobre oportunidades de exportação para a Europa, oferecendo aos participantes um amplo panorama do mercado internacional.

Segundo o Painel de Exportação da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em 2024, Alagoas conseguiu movimentar mais de R$ 1 milhão com exportações junto ao setor da fruticultura. É um movimento de crescimento de quase 65% em relação a 2023. A expectativa, comemora a gestora da Seagri, é que a feira seja oportunidade para que esse número continue avançando. 

“Participar da Anuga foi uma oportunidade estratégica para mostrar ao mundo a qualidade e a diversidade dos produtos da agricultura familiar alagoana. Nós recebemos recentemente a certificação internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação, uma ação que foi de iniciativa do governador Paulo Dantas, que tomou à frente para anteciparmos a imunização dos animais. Essa foi uma grande conquista e será um diferencial para o Nordeste e todo o Brasil, que vai ajudar a abrir portas para os produtos brasileiros. Essa presença internacional fortalece nossas cooperativas, amplia as possibilidades de comercialização e consolida o nome de Alagoas entre os estados nordestinos”, ressaltou Aline Rodrigues.  

Rodada de negócios 

Para facilitar a relação nas rodadas de negócios entre as cooperativas e o público internacional, a Apex Brasil disponibilizou três intérpretes tradutores para os idiomas alemão, inglês, espanhol e italiano, dando assistência para comercialização de produtos dentro da feira.

“É mais um marco do Governo de Alagoas nas ações voltadas para o cooperativismo da agricultura familiar, que antes não tinham esse espaço. Notadamente, nós percebemos que conseguimos ter competitividade com os produtos do mundo inteiro”, completou a secretária Aline Rodrigues. 

A analista de Negócio Internacionais da Apex Brasil, Flávia Fonseca, esteve presente na delegação brasileira e adiantou que, no próximo ano, a agência já trabalha para ampliar a certificação de produtos para o mercado internacional. 

“Nós já temos um programa de bolsa exportação e estamos trabalhando para custear a certificação. Em paralelo, os estados estão buscando orientações e se preparando no quesito de atender as legislações e isso irá abrir muitas portas para o mercado externo”, afirmou.

Alagoas segue na Missão na Europa indo para Portugal, onde vai participar desta terça (07) até a sexta-feira (10), da visita ao espaço Ponto de Apoio em Lisboa, que servirá de suporte comercial para produtos brasileiros no país e para os demais países europeus.

Por lá, a programação conta com workshop sobre internacionalização de produtos, rodada de negócios com empresários e imersão na cadeia produtiva local.

“É muito bom ver representantes estaduais da região Nordeste prestigiando e fomentando a agricultura familiar. Trazer as cooperativas para um evento internacional é muito importante para mostrar a força dos pequenos produtores do Nordeste para prospectar negócios que no futuro muito próximo irão gerar dividendos e dinamizar a produção”, destacou Wilson Dias, consultor do Consórcio Nordeste e um dos coordenadores da Missão Europa.

Redação

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