Alagoas se prepara para ampliar negócios do setor agropecuário no mercado internacional

Na etapa alemã, secretária Aline Rodrigues participou até esta segunda-feira (6) da Feira Anuga 2025
A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, integra a “Missão Europa: Internacionalização de Produtos da Agricultura Familiar do Nordeste do Brasil”, que teve início no sábado (4). Na etapa alemã, Alagoas participou até esta segunda-feira (6) da Feira Anuga 2025, maior feira mundial do setor de alimentos e bebidas, na cidade de Colônia.
A ação reuniu representantes dos nove estados nordestinos com o objetivo de fortalecer a presença dos produtos regionais em mercados internacionais. O estande do brasileiro, que conta com a Apex Brasil, Sebrae e Consórcio Nordeste, foi o espaço para a apresentação e negociação dos produtos da agricultura familiar nordestina.
A Anuga contou com mais de 8 mil expositores de 120 países, desde empresas de proteína animal e bebidas, até àquelas dos chamados fine foods, que são alimentos requintados e de alta qualidade.
A delegação brasileira foi composta por 200 expositores. Entre os itens que Alagoas levou para o evento estão óleo e leite de coco, coco ralado flocado, pimenta-do-reino, tempero caseiro, sucos de frutas cítricas, leite em pó, manteiga, bebidas lácteas, barras de chocolate, pó de cacau e doces de umbu e goiabada orgânicos.
A Anuga, realizada bienalmente, é reconhecida como o principal palco global de tendências e inovações do setor alimentício, reunindo empresas, importadores, distribuidores e organizações certificadoras. Além da exposição, a programação incluiu rodadas de negócios focadas no comércio justo, visitas técnicas guiadas à feira e palestras sobre oportunidades de exportação para a Europa, oferecendo aos participantes um amplo panorama do mercado internacional.
Segundo o Painel de Exportação da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em 2024, Alagoas conseguiu movimentar mais de R$ 1 milhão com exportações junto ao setor da fruticultura. É um movimento de crescimento de quase 65% em relação a 2023. A expectativa, comemora a gestora da Seagri, é que a feira seja oportunidade para que esse número continue avançando.
“Participar da Anuga foi uma oportunidade estratégica para mostrar ao mundo a qualidade e a diversidade dos produtos da agricultura familiar alagoana. Nós recebemos recentemente a certificação internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação, uma ação que foi de iniciativa do governador Paulo Dantas, que tomou à frente para anteciparmos a imunização dos animais. Essa foi uma grande conquista e será um diferencial para o Nordeste e todo o Brasil, que vai ajudar a abrir portas para os produtos brasileiros. Essa presença internacional fortalece nossas cooperativas, amplia as possibilidades de comercialização e consolida o nome de Alagoas entre os estados nordestinos”, ressaltou Aline Rodrigues.
Rodada de negócios
Para facilitar a relação nas rodadas de negócios entre as cooperativas e o público internacional, a Apex Brasil disponibilizou três intérpretes tradutores para os idiomas alemão, inglês, espanhol e italiano, dando assistência para comercialização de produtos dentro da feira.
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“É mais um marco do Governo de Alagoas nas ações voltadas para o cooperativismo da agricultura familiar, que antes não tinham esse espaço. Notadamente, nós percebemos que conseguimos ter competitividade com os produtos do mundo inteiro”, completou a secretária Aline Rodrigues.
A analista de Negócio Internacionais da Apex Brasil, Flávia Fonseca, esteve presente na delegação brasileira e adiantou que, no próximo ano, a agência já trabalha para ampliar a certificação de produtos para o mercado internacional.
“Nós já temos um programa de bolsa exportação e estamos trabalhando para custear a certificação. Em paralelo, os estados estão buscando orientações e se preparando no quesito de atender as legislações e isso irá abrir muitas portas para o mercado externo”, afirmou.
Alagoas segue na Missão na Europa indo para Portugal, onde vai participar desta terça (07) até a sexta-feira (10), da visita ao espaço Ponto de Apoio em Lisboa, que servirá de suporte comercial para produtos brasileiros no país e para os demais países europeus.
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Por lá, a programação conta com workshop sobre internacionalização de produtos, rodada de negócios com empresários e imersão na cadeia produtiva local.
“É muito bom ver representantes estaduais da região Nordeste prestigiando e fomentando a agricultura familiar. Trazer as cooperativas para um evento internacional é muito importante para mostrar a força dos pequenos produtores do Nordeste para prospectar negócios que no futuro muito próximo irão gerar dividendos e dinamizar a produção”, destacou Wilson Dias, consultor do Consórcio Nordeste e um dos coordenadores da Missão Europa.