Ceará recebe aviso de chuvas intensas para 43 cidades; veja onde

Ceará recebe aviso de chuvas intensas para 43 cidades; veja onde

Precipitações podem ocorrer até a manhã da próxima quarta-feira (22).

Em uma rua de terra alagada pela chuva forte em Iguatu, no interior do Ceará, três mulheres caminham com os pés na água barrenta; uma delas segura um guarda-chuva rosa. À direita, uma mulher observa da calçada enquanto a enxurrada desce pela via. Ao fundo, há fios de energia e algumas árvores.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta terça-feira (21), um aviso de “perigo potencial” para chuvas intensas em 43 cidades do Ceará. O anúncio teve início às 9h e tem final às 10h de quarta-feira (22).

Os riscos potenciais, conforme o Instituto, são de precipitações entre 20 mm/h e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 km/h a 60 km/h.

Além disso, foi apontado baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Fique por dentro das últimas notícias do Ceará, Brasil e mundo.
Seguir no Google

Ceará decreta escassez em três regiões com baixo volume de água em reservatórios
Entre as principais áreas que podem ser afetadas, estão municípios do Cariri, Centro-Sul e sertões Cearenses.
FRENTE FRIA ALCANÇA O CEARÁ

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), uma frente fria que se desloca pelo litoral leste do Nordeste favoreceu a formação de áreas de instabilidade no Sul do Estado.

Com resultado, houve chuvas fortes no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns, onde os acumulados alcançaram valores entre 128 mm e 220 mm nos municípios de Potengi e Jardim, respectivamente.

A entidade aponta que a frente deve tornar-se estacionária nesta terça-feira (21), permanecendo localizada entre os estados da Bahia e Sergipe, organizando novas áreas de instabilidade sobre o interior do Nordeste.

Para a quarta (22), a Funceme indica novas chuvas no Cariri e Sertão Central e Inhamuns nos turnos da madrugada, manhã e noite, ainda sob influência do sistema. Nas outras regiões, predomina a estabilidade, com céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens.

Mapa iconográfico do estado do Ceará, mostrando limites com estados vizinhos, e mancha amarela na porção sul que indica possibilidade de chuvas intensas, segundo o


CUIDADOS DURANTE AS CHUVAS

Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda que a população não se abrigue debaixo de árvores, uma vez que existe “leve risco de queda e descargas elétricas”.

As pessoas também não devem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada deve ser evitado. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

VEJA OS MUNICÍPIOS INDICADOS PELO INMET EM “PERIGO POTENCIAL” POR CHUVAS INTENSAS:

Abaiara
Aiuaba
Altaneira
Antonina do Norte
Araripe
Arneiroz
Assaré
Aurora
Barbalha
Barro
Brejo Santo
Campos Sales
Caririaçu
Cariús
Catarina
Cedro
Crateús
Crato
Farias Brito
Granjeiro
Independência
Ipaumirim
Jardim
Jati
Juazeiro do Norte
Jucás
Lavras da Mangabeira
Mauriti
Milagres
Missão Velha
Nova Olinda
Novo Oriente
Parambu
Penaforte
Porteiras
Potengi
Quiterianópolis
Saboeiro
Salitre
Santana do Cariri
Tarrafas
Tauá
Várzea Alegre

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *