Comércio de Teresina projeta crescimento de até 10% nas vendas de Natal

Comércio de Teresina projeta crescimento de até 10% nas vendas de Natal

O comércio de Teresina entra na reta final para o Natal com expectativa positiva de crescimento nas vendas. Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas), Tertulino Passos, a projeção é de um aumento de até 10% no volume de vendas em comparação com o ano passado.

“Mesmo descontando a inflação, se ficarmos com metade disso já é um resultado muito positivo. Esse crescimento anima o lojista a começar 2026 com mais ânimo”, afirmou Tertulino.

De acordo com o Sindilojas, um dos principais fatores que explicam o aquecimento do comércio é o cenário de menor endividamento das famílias nos meses de novembro e dezembro. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) aponta que este é o período em que os consumidores estão mais equilibrados financeiramente no estado.

Outro fator decisivo foi a antecipação do pagamento do 13º salário dos servidores estaduais, realizado no dia 12 de dezembro, o que aumentou a circulação de dinheiro e estimulou as compras de Natal.

“Esse cenário anima o consumidor e faz com que as pessoas comprem mais. A procura que estamos vendo agora já vinha sendo prevista”, explicou o presidente do Sindilojas.

Funcionamento em feriados fortaleceu planejamento de compras

Segundo Tertulino Passos, o funcionamento do comércio em feriados ao longo do ano também contribuiu para o crescimento das vendas. Nesse período, muitos consumidores aproveitaram para pesquisar preços e planejar as compras natalinas.

“O consumidor passou a se organizar melhor, a pesquisar, a decidir o que ia comprar no Natal. Isso mostra que o funcionamento em feriados foi uma decisão acertada”, avaliou.

Geração de empregos supera números de 2024

O bom momento do comércio também se reflete na geração de empregos. De outubro a dezembro deste ano, mais de 1.000 vagas temporárias foram criadas, número superior ao registrado no mesmo período de 2024, quando foram gerados menos de mil postos.

“Chegamos a cerca de 1.150 empregos temporários. Isso é muito significativo para o comércio, para o trabalhador e para a economia como um todo”, destacou Tertulino.

Os contratos costumam durar cerca de 90 dias, com admissões iniciadas em novembro e se estendendo até janeiro e fevereiro, dependendo da data de contratação.

Horário de funcionamento do comércio

O Sindilojas divulgou os horários de funcionamento do comércio de Teresina durante o período de Natal e Ano Novo:

Véspera de Natal (24/12)

  • Lojas do Centro e dos bairros: até 18h
  • Shoppings: funcionamento em horário especial
  • Shopping Riverside: até 20h
  • Shopping Rio Poty: até 19h (parques até 22h)
  • Teresina Shopping: horário ainda não divulgado

Natal (25/12)

  • Comércio fechado

Véspera de Ano Novo (31/12)

  • Comércio em geral: funcionamento normal
  • Shopping Rio Poty: até 19h
  • Shopping Riverside: até 18h

Confraternização Universal (1º/01)

  • Comércio fechado

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *