Como as salas de estudo podem ajudar na preparação para concursos?
Pagas ou gratuitas, elas são alternativas para quem não pode estudar em casa ou quer mais foco
Quando muitos concurseiros começam a se preparar para seleções públicas, o primeiro dilema encontrado por eles é: onde posso estudar? Nem sempre a casa em que residem é o lugar ideal, visto que esse é um espaço de convivência com outras pessoas, e que, em muitos casos, não oferece recursos importantes para os estudos, como mesa, materiais didáticos e acesso à internet.
Em situações como essa, muitos podem se desmotivar logo de cara. Mas, hoje em dia, soluções como salas de estudo surgem para sanar essas questões.
Camila Barros foi uma das que aderiu às salas de estudo. Servidora da área jurídica há 13 anos, ela voltou a estudar para subir de cargo no meio público, e percebeu que não conseguia se preparar para seu concurso em casa.
“Tinha uma fase que eu estava muito desmotivada estudando em casa. E também eu trabalho, aí tinha dia que eu chegava em casa super cansada, aí eu precisava de um lugar para conseguir dar o meu máximo”, contou.
Salas de estudos pagas
Camila escolheu as salas de estudos pagas. Esses espaços surgem como alternativa para quem busca contratar experiências personalizadas, com salas individuais e em grupo, além de aparatos que permitem que os estudantes permaneçam estudando no espaço durante o dia todo, como copa, internet mais rápida, salas de descanso e estacionamento.
É o caso da Classroom Recife, uma empresa que une espaços de estudos em três unidades na cidade. Hoje, a empresa conta com cabines de estudo full-time, para quem estuda em tempo integral, podendo deixar seus pertences no local e personalizando o ambiente – como é o caso de Camila Barros – e as cabines rotativas, para quem usa a empresa apenas em determinados horários.
“A gente abre de domingo a domingo porque concurseiro não tem hora nem dia [para estudar]. A gente tem um estatuto de convivência, onde dentro da sala cada um vai direto para a bancada, a gente pede ao pessoal que não fale dentro da sala, o uso do celular é no modo silencioso”, explicou Harlan de Albuquerque, dono da Classroom.
Outro fator visto nas salas de estudo é o aumento da motivação dos clientes.“Você troca ideia com pessoas que estão ali com os mesmos objetivos e o mesmo propósito de vida. E isso é muito bom, porque em casa, dependendo da situação, você termina se isolando muito”, relata Camila.
Em contrapartida, não são todas as salas de estudo que têm cabines disponíveis, pois muitas delas já estão alugadas, e podem apresentar filas de espera. Além disso, o investimento para usar esses espaços é alto.
Bibliotecas públicas
As bibliotecas públicas também são espaços muito utilizados para os estudos, pois dispõem de um imenso material bibliográfico, além de outros equipamentos que oferecem conforto, acessibilidade e serviço social, como é o caso da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco.
De acordo com o diretor da instituição, Antônio Moura, a biblioteca oferece um espaço de estudos chamado “setor de referência”, que conta com acervo disponível para consulta, computadores, acesso à internet, além de mesas de estudo individual e para grupos. Esse ambiente pode ser acessado sem agendamento e de forma gratuita.
“A referência é um setor fechado, e tem uma porta de vidro, justamente para que não tenha interferência de barulho. Ele tem um isolamento acústico que nos permite, inclusive, utilizar o hall, e isso não interfere nem causa nenhum transtorno ou prejuízo para o público que esteja na referência”, complementa, exaltando que a estrutura do local foi pensada para se adaptar aos estudos.
Por estarem situadas dentro de uma biblioteca, essas salas de estudo também integram seus usuários ao cenário cultural do estado, através de eventos e palestras que ocorrem em outros setores, podendo expandir os horizontes de repertório e análise dos estudantes.
Contudo, a maioria das bibliotecas não são espaços dedicados apenas para os estudos, e muitas pessoas as frequentam para passear ou conversar, podendo atrapalhar os concurseiros, por exemplo. Ademais, nem sempre elas estão abertas ou com os setores de estudo disponíveis, mexendo na rotina de quem depende delas.
No fim, tudo depende do quanto você pode investir, quanto tempo você pode usar nas salas de estudo e qual espaço fica mais próximo de você. Afinal, a adaptação do local às suas necessidades é o principal.
