Copa do Brasil: Altos pega a Portuguesa-SP e Flu-PI encara o Trem-AP na 2ª fase
Altos e Fluminense-PI conheceram na tarde desta quarta-feira (28) seus adversários na segunda fase da Copa do Brasil 2026. O sorteio foi realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na sede da entidade. O Altos vai enfrentar o Portuguesa-SP, fora de casa, enquanto o Fluminense-PI terá pela frente o Trem-AP, e também jogará longe de casa. Os confrontos serão disputados em jogo único, com datas previstas para 25 e 26 de fevereiro e 4 e 5 de março. Em caso de empate no tempo normal, a decisão será nos pênaltis
O jacaré garantiu vaga na competição por ter sido o 3º colocado do estadual, já o vaqueiro por ter sido vice-campeão.
Os grupos dessa fase foram pré-definidos pela CBF, de acordo com o posicionamento dos times baseados no Ranking Nacional de Clubes (RNC). O Altos estava no Grupo C e, conforme o regulamento, equipes do Pote C enfrentam clubes do Pote F, que possuem posicionamento inferior no ranking da CBF. Já o Fluminense-PI integrou o Pote E e, por isso, encara equipes do Pote D, formadas por clubes com melhor colocação no RNC.
Na primeira fase da Copa do Brasil, 28 clubes campeões estaduais com posicionamento inferior no ranking da CBF entraram na disputa, distribuídos em 14 confrontos, o Piauí está entre eles. Os vencedores avançaram à segunda fase.
Com a classificação, os vencedores dos Grupos juntam-se aos 74 clubes que iniciam a competição diretamente na segunda fase. Esses 74 times são os mais bem ranqueados no RNC, definidos pelo chamado Critério Três da CBF.
Ao todo, a segunda fase da Copa do Brasil conta com 88 clubes, distribuídos em oito potes.
