Crocheteiras de Boqueirão criam coleção inédita com Ronaldo Fraga para Salão do Artesanato

Crocheteiras de Boqueirão criam coleção inédita com Ronaldo Fraga para Salão do Artesanato

Artesãs do Lajedo do Marinho, em Boqueirão, recebem consultoria de Ronaldo Fraga para coleção inédita, que será desfilada no 41º Salão do Artesanato Paraibano (Jan/2026).

O Programa do Artesanato Paraibano (PAP), do Governo do Estado, em parceria com o Sebrae-PB e a Prefeitura de Boqueirão, está promovendo uma importante ação de capacitação e inovação: crocheteiras do Lajedo do Marinho, na Zona Rural de Boqueirão, no Cariri paraibano, estão participando de uma oficina intensiva com o renomado estilista Ronaldo Fraga.

A consultoria, que se encerra nesta quarta-feira (5), tem como objetivo fortalecer o artesanato local, estimular o empreendedorismo e, principalmente, gerar uma coleção exclusiva para um dos maiores eventos do setor no Nordeste.

Coleção Inédita para o Salão do Artesanato Paraibano

O resultado da cocriação entre Ronaldo Fraga e as artesãs será uma grande coleção que terá seu ponto alto em um desfile de moda durante o 41º Salão do Artesanato Paraibano:

  • Evento: 41º Salão do Artesanato Paraibano.
  • Período: 8 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026.
  • Local: Orla de João Pessoa (período de alta estação e férias).
  • Impacto: O Salão é uma das maiores oportunidades de geração de renda para os artesãos do estado.

A presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, ressaltou que a consultoria faz parte de uma série de ações do Governo da Paraíba para o fortalecimento contínuo do artesanato, mencionando que os mosaicistas (homenageados da próxima edição) também terão consultoria com Sergio Matos.

Oficina de Ronaldo Fraga com crocheteiras de Boqueirão. Foto: Secom-PB/Kant Rafael
Oficina de Ronaldo Fraga com crocheteiras de Boqueirão. Foto: Secom-PB/Kant Rafael
Oficina de Ronaldo Fraga com crocheteiras de Boqueirão. Foto: Secom-PB/Kant Rafael

Inovação, Identidade e Turismo de Experiência

Para a secretária da Setde, Rosália Lucas, o projeto com Ronaldo Fraga consolida o roteiro turístico do Cariri, fortalecendo a produção associada e o turismo de base comunitária.

“O Artesanato é uma estratégia incrível sobretudo porque, além de ser a lembrança que o turista pode levar, oferece a experiência cultural que é guardada como memória afetiva: a gente não esquece aquilo que a gente vive.”

Ronaldo Fraga, que possui uma forte ligação com o Cariri, descreveu o objetivo da oficina como a **aculturação do design através do crochê**, desafiando as artesãs a “mimetizar no crochê um pouco da grandiosidade da natureza local”, resultando em peças com identidade e reafirmação da cultura da região.

As crocheteiras do Lajedo do Marinho são elogiadas por sua “paixão e entrega total” ao projeto, vislumbrando a abertura para o mercado nacional, como destacou Andréa Souza, analista do Sebrae.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *