Estudantes baianos da rede estadual apresentam projetos em encontro de ciências e tecnologia, no Chile

Estudantes baianos da rede estadual apresentam projetos em encontro de ciências e tecnologia, no Chile

Estudantes da rede estadual de ensino apresentam, até sábado (18), projetos de iniciação científica durante o Mundial de Ciências e Tecnologias 2025, em Valparaíso, no Chile. A oportunidade foi promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) que, por meio de edital, financia a participação de estudantes e professores orientadores para a apresentação de produções estudantis em eventos nacionais e internacionais.

Com o projeto “Cura natural: preservação das plantas africanas com propriedades medicinais no Brasil”, a estudante Giovana Fiuza, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador, falou da experiência de participar do evento. “Esta oportunidade nos dá a chance de disseminar o conhecimento e, ao mesmo tempo, aprender com o que é apresentado pelos colegas”, ressaltou a aluna, que participa também do trabalho das colegas Yasmim Viana e Eduarda Marques.

Para a professora Laíse Brandão, orientadora do projeto “Cura natural”, a participação em um evento internacional é um momento de comemorar. “É muita emoção ver todo um trabalho ser reconhecido e tão elogiado. É a dedicação de meses! As estudantes estão super felizes. Estou muito realizada com meu trabalho e com o crescimento delas.”

Outro projeto baiano presente ao evento é o “Diversidade étnico-racial para uma educação antirracista, decolonial e intercultural”, do estudante Daniel Santana e orientado pela professora Naiara Chaves, do Colégio Estadual de Tempo Integral Rui Barbosa, em Boninal. Mais um destaque é o projeto “Aromas da Chapada sabão artesanal”, dos estudantes Israiany Andrinyelle Silva e Lucas Santos, do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, em Palmeiras.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *