Fortaleza pode ter a maior linha de metrô do Nordeste; entenda
					Trecho teria mais de 30 km e ligaria as duas maiores cidades do Ceará.
Um dos projetos em análise para o metrô na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) prevê a junção de dois ramais que entrecortam a Capital e a Caucaia de oeste para leste. Caso se confirme, será a maior linha de metrô do Nordeste brasileiro, com 32 quilômetros (km) de extensão, de acordo com levantamento feito pelo Diário do Nordeste
As linhas em questão são operadas pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). A unificação é um dos projetos estudados pelo Relatório de Redes Estruturais Planejadas da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Na prática, Fortaleza teria a maior linha de metrô do Nordeste porque a soma das extensões dos dois ramais alcançaria 32 quilômetros de trilhos contínuos, caso sejam integrados, conforme proposta do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana: Desenvolvimento do Transporte Público de Média e Alta Capacidades nas principais Regiões Metropolitanas do País (ENMU).
O ramal Oeste, já em operação entre o Centro de Fortaleza e Caucaia, possui cerca de 20 km, enquanto a Linha Leste, ainda em construção, totalizará 12,4 km ao fim das duas fases previstas.
Esse total supera as atuais maiores linhas metroviárias nordestinas, como as Linhas Centro e Sul do Recife (24,4 km) e a Azul e Vermelha da Bahia (21 km).
O estudo foi conduzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério das Cidades. Para a análise, são avaliadas propostas que devem entrar em vigor nos próximos 30 anos.
ENTENDA AS LINHAS QUE PODEM SER UNIFICADAS
A Oeste é a mais antiga em funcionamento no Estado e interliga o Centro de Fortaleza ao Centro da Caucaia. O trajeto tem cerca de 20 km. Já a Leste ainda está em construção.
Quando ficar pronta, será integralmente inserida dentro de Fortaleza, ligando o Centro da cidade ao bairro Papicu, na fase 1, em 7,3 km. Na futura fase 2, o trajeto será expandido até o Centro de Eventos do Ceará (CEC), integralizando 12,4 km.
Conforme levantamento feito pelo Diário do Nordeste, ao todo, são 17 linhas em operação em sete estados nordestinos, mas somente cinco são consideradas efetivamente metrôs. São elas:
- A Linha Sul do Metrofor – 24,1 km
 - Linhas Centro e Sul de Recife – 24,4 km
 - Linhas Azul e Vermelha (CCR Metrô Bahia) – 21 km
 
As demais operam como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Com exceção do metrô na Bahia, que passa pelas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana da capital baiana, as outras são operadas pelos governos estaduais ou por subsidiárias federais.
O QUE DIFERENCIA METRÔ DE VLT?
Conforme o Governo do Ceará, para ser considerado metrô, um transporte ferroviário precisa ter via férrea “segregada em toda sua extensão, por motivo de segurança, já que seu terreno é percorrido por rede elétrica de alta tensão, (…) não tendo cruzamentos com ruas e avenidas”
“Por isso, o metrô é um modo de transporte de grande impacto na infraestrutura urbana, mas sem interação com o tráfego rodoviário”, explica o governo estadual.

Já o VLT não tem eletrificação da linha férrea, uma vez que os trens circulam com motores de tração a diesel. Ainda de acordo com o Governo do Ceará, “nos projetos de VLT são mantidos os cruzamentos com ruas e avenidas, que recebem o nome de passagens de nível ou cruzamentos rodoferroviários”.
“Por terem maior permeabilidade, as linhas de VLT causam menor impacto urbano em relação ao metrô, mas são vias de grande interação com o tráfego rodoviário”, completa.
QUAIS AS LINHAS DE METRÔ E VLT NO NORDESTE?
Quando são integradas as linhas de VLT, o Ceará continua em vantagem. É, atualmente, o único estado nordestino com sistema de trens no interior (duas linhas em Sobral e uma no Cariri). É também a unidade federativa da região com maior número de ramais: seis no total (as três no interior e três na Grande Fortaleza).
Maranhão e Sergipe são os únicos estados que não têm quaisquer sistema ativo de transporte ferroviário de passageiros. O ENMU, no entanto, prevê que São Luís (MA) receba quatro linhas de VLT. Aracaju (SE) segue sem previsão de projetos para esse tipo de deslocamento.
