Governador Carlos Brandão prestigia encerramento do Círio de Nazaré no Cohatrac, em São Luís

Uma das maiores e mais tradicionais celebrações religiosas do Maranhão, o Círio de Nazaré, realizado no bairro do Cohatrac, em São Luís, foi encerrado nesse domingo (19) com a tradicional procissão, seguida de uma missa campal no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. O governador Carlos Brandão esteve presente no evento.
“Este é um momento de fé e emoção compartilhada pela comunidade católica. O Círio de Nazaré é um Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão e celebra a devoção que une gerações em torno da esperança e do amor”, ressaltou o governador, em suas redes sociais.
O ano de 2025 marca o 33º Círio de Nazaré no bairro do Cohatrac, em São Luís. No início da noite deste domingo, a imagem de Nossa Senhora retornou ao Santuário de Nazaré, na tradicional procissão que sai da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (no bairro Cohab Anil) em direção ao Santuário (no Cohatrac), para missa solene presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana.
O Círio de Nazaré tem lugar no calendário oficial de eventos do Estado do Maranhão (Lei nº 10.768/2017), tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão (Lei nº 11.127/2019) e foi reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional (Lei nº 14.729/2024).
Mais de 50 dias de programação
As atividades do Círio de Nazaré foram iniciadas no mês de setembro. Até o encerramento, foram mais de 50 dias de orações, procissões, romarias, missas (inclusive nas ruas e praças do bairro) e peregrinações da imagem de Nossa Senhora de Nazaré a instituições, escolas, igrejas católicas, famílias e a igrejas de outras cidades maranhenses.
Para os devotos, a celebração representa um momento de agradecimentos, súplicas e pagamento de promessas pelas graças alcançadas.
A administradora de empresas Maria da Conceição Brito virou devota de Nossa Senhora de Nazaré por influência da filha. “Nós fizemos um pedido e estamos aguardando a intercessão dela, e eu sei que isso vai acontecer. Hoje, para nós, foi um momento de muita sensibilidade, de caminhada com Jesus, de fortalecimento da fé. Viemos aqui pedir saúde, paz, que todos nós precisamos”, disse.
Alessandra Aparecida destacou que sempre recebe muitas bênçãos da padroeira. “Hoje eu vim somente para agradecer à nossa Santa Mãe, principalmente pela saúde e pelas bênçãos que ela nos dá sempre”, comentou.
A comunidade contou também com a realização de várias expressões do Círio: Círio Ecológico, Círio Solidário, Círio Esportivo e Círio das Crianças. O Círio proporcionou aos devotos maranhenses a participação em três romarias — duas terrestres e uma marítima. A III Romaria Ciclística foi realizada no dia 28 de setembro; a tradicional romaria ocorreu no último dia 11; e a primeira Romaria Marítima está prevista para o dia 25 deste mês, ampliando os momentos de manifestação de fé dos devotos.