Governo de Pernambuco lança websérie com jovens a partir de acervo da Revista Continente

Governo de Pernambuco lança websérie com jovens a partir de acervo da Revista Continente

O Governo de Pernambuco, por meio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), lançou uma websérie produzida por dez jovens moradores de bairros periféricos do Recife e da Região Metropolitana. A iniciativa transforma reportagens históricas da Revista Continente, que celebra 25 anos, em episódios audiovisuais criados integralmente pelos participantes.

Estudantes de jornalismo, cinema, publicidade e produção cultural foram responsáveis por todas as etapas da produção, da seleção das reportagens à roteirização, captação de imagens e edição. O resultado é a websérie Revista Continente Multicultural em Movimento, composta por dez episódios disponíveis no canal da Cepe no YouTube.

A proposta buscou estimular novas leituras sobre temas já abordados pela revista, como o movimento brega, a hiperconectividade da sociedade, padrões estéticos e a produção cinematográfica pernambucana, ampliando o alcance do acervo da publicação por meio de linguagens contemporâneas.

“A Revista Continente ocupa um lugar singular no jornalismo por ser um espaço de reflexão crítica e valorização da diversidade cultural. Todo esse acervo ganha novos olhares através do projeto, que instiga os jovens a transformar grandes reportagens em produções contemporâneas”, afirmou o presidente da Cepe, João Baltar Freire.

Segundo ele, a iniciativa também contribuiu para a formação profissional dos participantes. “Asseguramos o protagonismo de cada jovem e ajudamos a revelar talentos que certamente serão absorvidos pelo mercado. Dois deles, por exemplo, já estão estagiando na Cepe”, completou.

A seleção dos participantes foi realizada por meio de edital aberto pela Seabra Produção, agência contratada pela Cepe. Os jovens são oriundos de bairros como Areias, Água Fria, Iputinga, Imbiribeira, Engenho do Meio, Passarinho e Várzea, no Recife, além de localidades do Cabo de Santo Agostinho e Paulista. Cada participante recebeu bolsa de incentivo no valor de R$ 1 mil.

Entre os episódios, o de estreia foi produzido por Witória Maria Ribeiro de Souza, estudante de jornalismo, e Karen Rebeca Santos da Silva, estudante de publicidade e propaganda. A dupla se inspirou na reportagem Na beira da praia (Continente nº 229), retratando diferentes realidades da orla de Boa Viagem.

“Foi uma troca de conhecimento, de sair da sala de aula para vivenciar algo em que eu não tinha experiência”, afirmou Witória.

Outro destaque é o trabalho de Jazzy Levi, estudante de cinema, em parceria com a estudante de jornalismo Kaylane Félix. A dupla abordou temas ligados à estética e à ocupação de espaços por corpos historicamente estigmatizados.

“A realidade cultural das periferias é rica e muitas vezes não encontra espaço para ser mostrada. Foi uma porta que se abriu para que a gente pudesse escolher um tema e relacioná-lo com a nossa realidade”, disse Levi.

O projeto foi apresentado aos estudantes em encontro realizado na sede da Cepe, em outubro do ano passado, quando também tiveram acesso às reportagens que serviram de base para os episódios. A produção envolveu cerca de três meses de trabalho por dupla.

A iniciativa contou ainda com parceria do CESAR School, responsável pela criação de vinhetas, animações e identidade visual da websérie. A trilha sonora foi composta pelo músico Leopoldo Conrado Nunes.

Para a coordenadora do projeto, a jornalista Mariana Fantato, o principal impacto vai além da produção audiovisual. “A websérie foi uma grande experiência e uma troca para todos porque mexeu com a vida das pessoas que fizeram parte do time. Todos são jovens, com projetos e expectativas, e conseguimos tornar esses sonhos mais reais”, destacou.

Redação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *