Governo inicia distribuição de 400 mil mudas de caju para recuperar áreas no Piauí

Governo inicia distribuição de 400 mil mudas de caju para recuperar áreas no Piauí

Ação busca fortalecer a cajucultura, aumentar a renda dos produtores e impulsionar a agricultura familiar no estado.

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) iniciou nesta semana a distribuição de 400 mil mudas de caju para a agricultura familiar. A ação objetiva melhorar a produção dos cajucultores, incrementar a área plantada e fortalecer a renda do agricultor familiar.

A entrega das mudas de caju integra um conjunto de ações da SAF que inclui a distribuição de palma forrageira e sementes de milho e feijão. O investimento total do projeto é de R$ 9 milhões, beneficiando cerca de 72 mil agricultores familiares em todo o estado.

O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, destaca que a distribuição prioriza localidades onde o período de plantio se encerra mais cedo. “Existe uma programação definida pela SAF a partir da análise do zoneamento de risco climático no Piauí. A gente prioriza entregar a muda onde o período de plantio encerra mais cedo e, a partir disso, vai organizando até chegar à região do Litoral. Iniciamos agora essa distribuição no território do Vale do Guaribas, Vale do Itaim e Vale do Canindé”, afirma.

Anualmente, a SAF distribui cerca de 400 mil mudas de caju. Ainda neste mês, haverá distribuição no território do Vale do Sambito. No início de março, a ação será realizada nos territórios Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea. A distribuição das mudas está concentrada nas regiões que são polos de desenvolvimento da cajucultura no estado.

Segundo o superintendente, a iniciativa é essencial para o fortalecimento da cajucultura no Piauí. “Essa é uma ação importante, que visa à reposição do pomar da cajucultura no Piauí e, com certeza, vem contribuindo para ampliar a área produtiva. O estado é um produtor importante, ficando entre o segundo e o terceiro maior produtor de castanha de caju, e existe também a atividade do pedúnculo, principalmente nas regiões do Vale do Guaribas e do Vale do Itaim, que gera muita renda e emprego”, disse.

Uma das entregas desta semana ocorreu na localidade Morro Redondo, em Oeiras. Foram distribuídas 13 mil mudas de caju a produtores que atuam com o beneficiamento do pedúnculo para a produção de cajuína.

O agricultor Juraci Lopes, da localidade, disse que está esperando as chuvas para iniciar o plantio das mudas de caju que recebeu. “Aqui, para nós que viemos da roça, é um momento de muita gratidão, principalmente por conta da área em que estamos é de 12 hectares onde plantamos caju, mandioca e feijão. Só estou esperando Deus mandar a chuva para nós enterramos essas mudas no chão”, declarou.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *