Juliana Dal Piva e Ben-Hur Correia serão palestrantes no 40º Congresso Nacional dos Jornalistas

Juliana Dal Piva e Ben-Hur Correia serão palestrantes no 40º Congresso Nacional dos Jornalistas

A jornalista Juliana Dal Piva – vencedora do Prêmio Coragem no Jornalismo 2025 da IWMF – e o jornalista e pesquisador Ben-Hur Correia, especialista em Inteligência Artificial aplicada ao jornalismo, são dois dos nomes de destaque confirmados como palestrantes no 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, que ocorrerá de 10 a 13 de dezembro de 2025, em Brasília (DF), na sede do Sebrae Asa Norte.

Dal Piva é repórter do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (CLIP) e colunista do ICL Notícias, com passagens pelo jornal O Globo e pelo portal UOL. É autora dos livros “O Negócio do Jair”, best-seller finalista do Jabuti 2023, e “Crime Sem Castigo”, além de ter se notabilizado por reportagens investigativas que resultaram em processos, ameaças e assédio por setores políticos alinhados à extrema-direita do país. Juliana abordará o tema “Jornalismo investigativo x jornalismo declaratório”, refletindo sobre o papel do jornalismo em tempos de ataques à imprensa, desinformação e ascensão de discursos autoritários.

Já Ben-Hur Correia, repórter do Grupo Globo, será o conferencista de abertura, discutindo o impacto da IA no campo profissional, em conferência cujo tema será “Os desafios do Jornalismo: de Gutenberg à Inteligência Artificial”. Correspondente nos Estados Unidos e França, realizou reportagens em mais de 15 países e integra o grupo de análise de Inteligência Artificial do Grupo Globo. Pesquisador do Centro de Estratégia e Inovação da Coppead/UFRJ e doutorando em jornalismo e tecnologia, Ben-Hur estuda os novos modelos de produção de conteúdo e os desafios éticos da automação no jornalismo.

O Congresso, que reunirá cerca de 250 participantes para debater o tema “Os Desafios do Jornalismo: de Gutenberg à Inteligência Artificial”, conta com o patrocínio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Banco do Nordeste (BNB) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), além do apoio da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Associação dos Docentes da UnB (Adunb), Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf-CE) e Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

A programação do 40º Congresso inclui conferência magna, painéis, oficinas e plenárias deliberativas, mantendo a tradição histórica desde a década de 1940.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *