Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba abre temporada de verão com ensaio do Cortejo Afro
A Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, no Pelourinho, inicia nesta segunda-feira (5) sua programação especial de Verão com o ensaio do Cortejo Afro, a partir das 21h. Um dos eventos mais aguardados da estação, o ensaio contará com participações especiais do cantor Jau e do pernambucano Otto, promovendo o encontro de diferentes linguagens e estilos musicais.
Reconhecido pela forte identidade estética e musical, o Cortejo Afro apresenta um espetáculo que une música, dança e performance, em diálogo entre a ancestralidade africana e a contemporaneidade. O repertório reúne canções autorais consagradas, como “Ageumbó”, “Meu Barco Vai” e “Eu Sou Preto”, além de releituras de sucessos da música nacional, sempre com a marca percussiva e afro-inovadora do grupo. A sonoridade resulta da fusão de ritmos africanos, batidas eletrônicas e influências da música latina, do pop e da MPB.
Realizados tradicionalmente às segundas-feiras, os ensaios do Cortejo Afro funcionam como uma prévia do Carnaval. “Os ensaios são fundamentais para a conexão com o nosso público e para apresentar o que estamos construindo para o Carnaval. A presença de artistas convidados também contribui muito para isso”, destaca Alberto Pitta, criador e diretor do Cortejo Afro. Em 2026, pela primeira vez, o bloco homenageará um país africano: o Benin, na África Ocidental, cuja história tem profunda relação com a formação cultural do Brasil.
Terça da Benção do Olodum e outras atrações
A Praça das Artes será palco ainda dos ensaios de outros importantes blocos afro e atrações musicais. Nesta terça-feira (6), às 19h, o Olodum realiza a primeira Terça da Benção do ano, marcando a abertura oficial dos ensaios do Verão 2026. Até o Carnaval, baianos e turistas têm encontro garantido todas as terças-feiras com a batida do samba-reggae, reconhecida internacionalmente.
A programação da semana inclui ainda o Ensaio do Cheiro de Amor, na quarta-feira (7), às 19h, com participações especiais. Na sexta-feira (9), também às 19h, acontece o projeto Viva o Samba, com Samba Trator e Omo Obá. Já no sábado (10), às 18h, o grupo Sampelô sobe ao palco. Outras atrações estão previstas para a segunda quinzena de janeiro, como O Kanalha (15/01), Guigui Gheto (18/01), É o Tchan (21/01) e Araketu (22/01).
Após obras de requalificação, com investimento superior a R$500 mil, a Praça das Artes recebeu mais de 100 mil pessoas em 2025, consolidando-se como um dos principais espaços de valorização e dinamização da cultura baiana no Centro Histórico de Salvador. Desde 17 de dezembro de 2025, o equipamento passou a se chamar oficialmente Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, em homenagem ao criador do samba-reggae.
A programação integra as ações culturais do Verão 2026 do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA), via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), do Programa Procultura e da Secretaria de Turismo (Setur), reafirmando o espaço como território de celebração e preservação da cultura afro-brasileira.
Programação – 5 a 10 de janeiro
Segunda (5/1) – Cortejo Afro, às 21h
Terça (6/1) – Olodum, às 19h
Quarta (7/1) – Cheiro de Amor, às 19h
Sexta (9/1) – Samba Trator, às 19h
Sábado (10/1) – Sampelô, às 18h
