Prefeitura realiza aula inaugural do programa “De Mossoró para o Mundo”
Ao final do curso de inglês, os alunos poderão participar de uma prova de proficiência que selecionará estudantes para intercâmbio cultural no Canadá
A Prefeitura de Mossoró realizou, na segunda-feira 10, no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a aula inaugural do programa “De Mossoró para o Mundo”. O momento marcou o início da formação dos alunos que obtiveram as melhores notas em Português, Matemática e Ciências Humanas, e que, a partir de agora, darão início ao curso de língua inglesa inteiramente ofertado pelo Município.
O programa, sancionado no início do último mês, tem como objetivo fortalecer e enriquecer o aprendizado dos estudantes do 7º, 8º e 9º ano da rede municipal de ensino. A iniciativa representa um novo passo na educação pública mossoroense, abrindo portas para experiências internacionais. Ao final do curso de inglês, os alunos poderão participar de uma prova de proficiência que selecionará estudantes para intercâmbio cultural no Canadá.
Durante o evento, o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas, destacou a relevância do projeto e o impacto transformador na vida dos jovens.
“O ‘De Mossoró para o Mundo’ é um grande programa de intercâmbio internacional, e hoje é a primeira etapa. É um programa completo, em que o aluno da escola pública tem a oportunidade de fazer um curso de inglês, o que já é um diferencial enorme para o currículo. Esse é um divisor de águas para a juventude de Mossoró e a prova de que o aluno da escola pública pode sonhar, e Mossoró está pronta para realizar”, afirmou o secretário.
A emoção também tomou conta das famílias. Francisca Neide, mãe da estudante Jessiana Maiara, do 9º ano da Escola Municipal Professor Maurício de Oliveira, localizada na comunidade Paulo Freire, falou sobre o orgulho e a esperança que o projeto desperta.
“É muito importante, porque os jovens de hoje estão tendo oportunidades que nós, pais, não tivemos. Agradeço muito à Prefeitura por gerar essas chances. É uma forma de motivar nossos filhos a estudarem e sonharem alto. O coração de mãe fica a mil por hora, vendo o futuro se abrir para eles”, destacou emocionada.
Entre os alunos participantes, o sentimento é de gratidão e determinação. Amanda Letícia, do 9º ano da Escola Municipal Francisco de Assis Batista, celebrou a chance de transformar um sonho em realidade.
“Eu vejo como uma ótima oportunidade, principalmente para aqueles que não têm condições de realizar um intercâmbio. É algo muito gratificante ver o município investindo em nós, estudantes. Estou disposta a me dedicar para realizar esse sonho”, contou.
“De Mossoró para o Mundo”, mais do que ensinar um novo idioma, o programa representa a possibilidade de ampliar horizontes e provar que, com esforço e oportunidade, o mundo pode estar ao alcance dos alunos da rede municipal.
