Saúde do Ceará lança curso pioneiro com foco nos processos de imunização

Saúde do Ceará lança curso pioneiro com foco nos processos de imunização

Os desafios enfrentados pelos programas de imunização ao redor do mundo, como a disseminação de notícias falsas e as desigualdades no acesso, reforçam, cada vez mais, a necessidade de se ampliar o conhecimento sobre as vacinas para profissionais que possam atuar em consonância com a rede de saúde durante as mobilizações.

Alinhadas a essa premissa, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) lançaram, nessa quarta-feira (6), o Curso de Especialização Multiprofissional em Imunização.

Pioneira no estado, a iniciativa tem na turma-piloto cerca de 40 alunos, entre médicos, farmacêuticos, enfermeiros, estatísticos, técnicos de teleprocessamento, jornalistas e engenheiros.

Palestra

O grupo iniciou o percurso formativo assistindo a uma palestra do secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Lima Neto (Tanta), que explanou o cenário epidemiológico das doenças preveníveis por vacinas, durante aula inaugural na sede da instituição de ensino, em Fortaleza.

Também acompanharam o momento gestores da própria ESP/CE, representantes de instituições parceiras e o personagem icônico das campanhas de vacinação no Brasil, Zé Gotinha.

Coordenadora de Imunização da Sesa e uma das idealizadoras do curso, Ana Karine Borges explica que o projeto tem como diferencial a variedade de conteúdos que serão discutidos em sala de aula. “Abordaremos a comunicação com o paciente, os processos de construção de engenharia de arquitetura das salas de vacina, técnicas de vigilância laboratorial de doenças e agravos, entre outros assuntos, para que tenhamos, ao fim desse percurso, especialistas com embasamento teórico-prático na área”, detalhou.

Capacitar para salvar vidas

Laiane Costa, 31, é do Rio Grande do Norte e uma das alunas da especialização. Segundo ela, vir ao Ceará em busca de conhecimento representa fortalecer estratégias vacinais na região onde a profissional atua.  Já a diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa, reforçou a importância de se investir em formações voltadas às vacinas, destacando os resultados diretos ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o período de aprendizagem, que possui 560 horas, com atividades presenciais e on-line, os alunos poderão desenvolver habilidades e competências para uma atuação de qualidade junto às equipes de imunização nos serviços.

O cronograma é composto por seis módulos didáticos, pautados por temas como “os fundamentos da imunização”; “o planejamento de estratégias na Atenção Primária à Saúde (APS)”; “o gerenciamento e segurança na rede de frio”; entre outros.

De acordo com Ligia Lucena, gerente de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, o currículo foi estruturado com base nas diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e coloca em perspectiva pautas urgentes que atravessam a dinâmica multiprofissional no campo da vacinação.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *