Serviço de ortopedia de Macaíba ultrapassa 1000 cirurgias e marca avanço na assistência à saúde no RN

Serviço de ortopedia de Macaíba ultrapassa 1000 cirurgias e marca avanço na assistência à saúde no RN

Implantado pelo Governo em fevereiro, soma mais de 7 mil atendimentos e reforça a descentralização do cuidado ortopédico

O serviço de ortopedia instalado pelo Governo do Estado no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, alcançou a marca de 1.000 cirurgias realizadas em apenas nove meses de funcionamento.

Instalada em fevereiro deste ano sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), com apoio do Ministério da Saúde, o serviço foi criado para atender casos de baixa e média complexidade, contribuindo diretamente para a redução da sobrecarga no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, principal referência estadual no atendimento de traumas e urgências ortopédicas.

Com 7.183 atendimentos contabilizados desde sua implantação, o serviço de ortopedia atende pacientes de Macaíba, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Ceará-Mirim. A estrutura instalada no hospital conta com leitos de enfermaria, consultórios, centro cirúrgico e suporte para exames, suturas e imobilizações.

O volume de atendimentos reforça o compromisso da Sesap com o fortalecimento da rede pública de saúde, garantindo mais agilidade, eficiência e qualidade no atendimento à população potiguar, consolidando a barreira ortopédica de Macaíba como uma iniciativa exitosa para a saúde pública do Rio Grande do Norte.

A diretora geral do Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, Patrícia de Paula, ressaltou os benefícios promovidos pela implantação do serviço. “Nos sentimos privilegiados em fazer parte desta história, pois a barreira ortopédica tem sido importante não só pelo atendimento à população, mas também por que nos ajudou a melhorar nossos processos de trabalho, qualificando o atendimento e o acolhimento de todas as pessoas que procuram o hospital”, disse ela.

A barreira ortopédica ampliou o acesso a procedimentos cirúrgicos e consultas especializadas, garantindo maior resolutividade e reduzindo o tempo de espera por atendimentos nesta especialidade.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *