Sisu 2026 oferece mais de 11 mil vagas em universidades públicas do Piauí; veja

Sisu 2026 oferece mais de 11 mil vagas em universidades públicas do Piauí; veja

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 vai ofertar mais de 11 mil vagas para cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior no Piauí. As oportunidades estarão distribuídas entre três universidades públicas e um instituto federal, contemplando a capital e o interior do estado.

As vagas serão oferecidas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) e pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Distribuição das vagas no Sisu 2026 no Piauí

  • UFPI: 5.374 vagas
  • UESPI: 4.260 vagas
  • UFDPAR: 1.136 vagas
  • IFPI: 557 vagas

Na UFPI, as 5.374 vagas estarão distribuídas em 90 cursos de graduação, ofertados nos campi de Teresina, Floriano, Picos e Bom Jesus. Do total, 2.541 vagas são destinadas à ampla concorrência e 2.833 às ações afirmativas, conforme a legislação vigente.

Já a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) ofertará vagas em 14 cursos de graduação, incluindo os novos cursos de Inteligência Artificial e Música, com início previsto para o segundo semestre de 2026. Das vagas disponíveis, 459 serão para ampla concorrência e 605 seguirão os critérios da Lei de Cotas.

Além disso, a UFDPAR também reservará 72 vagas por meio de sua Política Institucional de Ações Afirmativas.

Na UESPI, as 4.260 vagas estarão distribuídas em 105 cursos presenciais, ofertados em campi localizados em Teresina e em municípios do interior.

 A instituição reserva no mínimo 50% das vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Dentro desse percentual, há reserva específica para pessoas negras, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e demais estudantes da rede pública.

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) também aderiu ao Sisu 2026 e vai ofertar 557 vagas, distribuídas em 17 campi do estado. As oportunidades abrangem cursos nas áreas de Ciências Biológicas, Matemática, Física, Química e Computação, com 165 vagas para ampla concorrência, 28 destinadas às ações afirmativas e 364 vagas que seguirão os critérios da Lei de Cotas.

Inscrições e uso das notas do Enem

A inscrição no Sisu é gratuita e poderá ser feita entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Cada candidato poderá escolher até duas opções de curso.

Uma das principais novidades do Sisu 2026 é a possibilidade inédita de utilização de notas de edições anteriores do Enem. O sistema irá considerar a melhor média ponderada entre as notas obtidas no:

  • Enem 2023
  • Enem 2024
  • Enem 2025

A regra vale desde que o candidato não tenha participado como treineiro nas respectivas edições.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *