Tradicional Lava Bois de São José de Ribamar será neste final de semana

Com uma programação diversa que reúne grupos de bumba meu boi e shows, a cidade balneária enche de visitantes e encanta o público
Com muita tradição, cultura e alegria, o Lava Bois de São José de Ribamar ocorre neste sábado (5) e domingo (6). Com uma programação diversa que reúne grupos de bumba meu boi e shows, a cidade balneária enche de visitantes e encanta o público.
Neste sábado (5), Dj Deco, Boi Valente da Ilha, Boi de Itapari, Boi Brilho da Lua, Companhia Barrica, Renanzinho Pressão e Rayanne Passos. No domingo (6), tem Dj Roberth, Boi Tesouro da Ilha, Boi Capricho, Touro da Ilha, Boi do Sítio do Apicum, Boi de Matinha, Boi do Panaquatira, Boi do Miritiua, Dj Beto, Banda Kaiambá, Boi Disciplinador da Ilha, Boi do Jaguarema, Boi da Maioba, Boi do Juçatuba, Boi do Tremor da Campina, Boi de Ribamar.
Início da festa
Uma das versões da origem do Lava-Bois, é de que a festa teve início nos anos 1950. O evento teria surgido de um ritual promovido por boieiros que foram até o município pagar uma promessa de São João. Os primeiros batalhões que chegaram à cidade foram os de orquestra, a convite de brincadeiras locais, mas também com o objetivo de pagar promessas.
A concentração das brincadeiras acontecia em frente à Igreja Matriz. O evento começou a ganhar maiores proporções com as participações de representantes dos bois de matraca de São José dos Índios e Sítio do Apicum. Zé Camões, de São José dos Índios, Luis da Navó, da Maioba, e Lucas, do Sítio do Apicum, começaram a convidar outras brincadeiras para participar da festa.
Desde então, o evento ganhou grandes proporções e tornou-se essa grande manifestação cultural vista nos dias atuais. O nome Lava-bois foi dado devido ao fato do evento encerrar oficialmente a temporada junina no estado, assim como o Lava Pratos encerra o período carnavalesco.