Vila do Natal Iluminado 2025 é aberta com aprovação de sergipanos e turistas

Vila do Natal Iluminado 2025 é aberta com aprovação de sergipanos e turistas

Promovido pelo Governo de Sergipe, espaço segue com programação para toda a família até 28 de dezembro

Celebração, encantamento e alegria marcaram a estreia da Vila do Natal Iluminado 2025, nesta sexta-feira, 5. Realizado pelo Governo do Estado, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, o espaço segue aberto até o dia 28 de dezembro, das 17h às 22h. Com estrutura ampla, acessível e temática, o evento possui vasta programação cultural, de lazer e religiosa, para toda a família. Promovida pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa já se consolidou como um dos principais destinos de sergipanos e turistas no período natalino, além de ampliar a renda de comerciantes e ambulantes. 

São diversas atrações artísticas, culturais e recreativas disponíveis no espaço. O público pode aproveitar montanha-russa, roda-gigante, pista de patinação no gelo, apresentações artísticas, Teatro para 80 pessoas com dois espetáculos diários, Casa do Papai Noel, Igrejinha cenográfica, espaço multissensorial e Árvore de Natal de 20 metros de altura. A Vila do Natal Iluminado também conta com dez personagens natalinos todos os dias, garantindo diversão para os visitantes. Ainda estão previstas três paradas natalinas para os dias 11, 21 e 25 de dezembro, que vão reforçar a celebração.

A abertura do evento deslumbrou quem passou pela Praça de Eventos. Frequentadora assídua das vilas temáticas do Governo do Estado, a autônoma Arlete Amancio Santos conta que, em 2025, a Vila do Natal Iluminado está ainda mais encantadora. “Sou de Itaporanga d’Ajuda e aproveitei para vir conferir. A cada ano que passa, o espaço evolui e fica mais bonito. E o melhor: tudo de graça. Mostra que o Governo está olhando para aquelas pessoas que não têm condições, e isso atrai pessoas de outros municípios também”, conta.

A iniciativa ultrapassa as divisas de Sergipe e atrai pessoas de diversas partes do Brasil. De Salvador, o operador de processo industrial José Carlos da Silva Santos decidiu visitar Sergipe especialmente em dezembro para, também, participar do evento. Ele relata que encontrou no estado uma maneira de comemorar o dia 25. “Vou trabalhar no Natal, então, já aproveito para celebrar agora. Gosto muito dos eventos de Sergipe porque são sempre organizados, seguros e grandes. É um momento de felicidade muito grande”, avalia ele, que acompanhou a Vila junto da família.

Uma das principais atrações do espaço, a pista de patinação no gelo chamou a atenção do programador de software Valter dos Santos. Praticante da patinação urbana, a modalidade foi uma novidade que ele pôde experimentar na Vila do Natal, cuja variedade de atrações ele destaca. “É bem parecido com a patinação sem ser no gelo, mas é sempre bom poder ter acesso a coisas que normalmente a gente não encontra aqui. Essa é uma iniciativa gratuita, muito importante para que todos possam acessar esse lazer”, considera.

Outro destaque do espaço é a montanha-russa, que joga a energia do público para o alto e atrai pessoas como o correspondente bancário Elysson Henrique. Ele viajou do município de Lagarto, no centro-sul sergipano, para Aracaju com o objetivo de aproveitar o evento com a família. Pela primeira vez no espaço, ele afirma que a Vila do Natal é uma experiência única para todos os públicos. “A emoção do brinquedo fez com que eu me recordasse da infância. É muito legal. E ter um local como esse para vir com a família, estruturado e com muitas opções, é muito bom”, avalia.

Elysson se refere aos recursos que garantem conforto e segurança aos visitantes. Na Vila do Natal Iluminado, o público conta com atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Também são disponibilizados fraldário, sala de amamentação e espaço multissensorial para pessoas neuroatípicas.

Economia aquecida

Além de garantir lazer, cultura e arte, a Vila do Natal Iluminado também amplia renda e gera oportunidades para comerciantes e ambulantes que vendem alimentos e brinquedos no espaço. Pipoqueira há mais de 30 anos, Lucileide Helena da Silva destaca que os eventos do Estado são fundamentais para impulsionar as vendas. “Depois desse Governo, já construí uma casa no interior e reformei a minha. Beneficia não só a mim, mas a vários outros ambulantes. Hoje, a gente vive outra realidade”, expressa.

No evento, a gestão estadual também promove as iniciativas Artesanato Sergipano e Economia Solidária, ações que asseguram visibilidade e geram mais renda para empreendedores e artesãos locais. Uma das beneficiadas, a vendedora de pratos típicos Maria José Silva explica que, no fim do mês, a participação impacta positivamente no orçamento. “A Vila aquece muito a economia. Aqui é um dinheiro extra que faz muita diferença no bolso, permite que eu faça gastos a mais”, exalta a empreendedora sergipana.

Vila do Natal Iluminado

A Vila do Natal Iluminado é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Funcap, em parceria com a Fecomércio/SE, e conta com apoio da Netiz, Energisa e Iguá Sergipe, e patrocínio do Banese.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *