2° Batalhão da Polícia Militar celebra 89 anos como guardião da Zona da Mata Alagoana

Data foi comemorada com evento de reconhecimento aos responsáveis pela trajetória de sucesso da unidade
A manhã desta quarta-feira (23) foi de festa e homenagens a um dos batalhões mais antigos da Polícia Militar de Alagoas. Com sede no berço da resistência de Zumbi dos Palmares, o 2º BPM celebrou 89 anos de história. A solenidade aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de União dos Palmares e reuniu os responsáveis pelo passado de glória e pelo presente de sucesso da unidade.
O evento promoveu uma série de homenagens e reconhecimentos a militares e membros da sociedade civil que ajudaram a tornar o batalhão uma referência na segurança dos municípios da Zona da Mata de Alagoas. Inicialmente, veteranos vivos e familiares dos já falecidos receberam as honras militares dos convidados presentes.
.jpeg)
Os militares lotados na unidade que se destacaram nos campos administrativo e operacional também receberam certificados de reconhecimento pelo desempenho obtido ao longo do tempo, incluindo aqueles com a maior quantidade de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) lavrados e de armas de fogo apreendidas.
Os comandantes que passaram pela unidade desde a mudança da sede para União dos Palmares estiveram em posição de destaque para o reconhecimento dos convidados.
A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, incluindo prefeitos e vereadores dos municípios da área de atuação do batalhão.
.jpeg)
Em seu discurso, o coronel Paulo Amorim destacou a importância do batalhão no combate à criminalidade no interior do estado.
“O 2º Batalhão representa uma parte essencial da história da Polícia Militar de Alagoas. Ao longo de décadas, seus militares vêm prestando um serviço com dedicação e coragem, garantindo segurança à população da Zona da Mata. Celebrar mais um aniversário é reconhecer o compromisso diário de homens e mulheres que fazem da proteção à sociedade a sua missão”, ressaltou o comandante.
Já o atual comandante da unidade, major Glauber Santana, falou do orgulho de estar à frente do batalhão.
.jpeg)
“É uma honra imensa comandar o 2º Batalhão, uma unidade com tanta tradição e relevância para a história da Polícia Militar de Alagoas. Tenho orgulho da tropa comprometida que atua diariamente com coragem e profissionalismo, protegendo e servindo com excelência à nossa sociedade”, destacou o oficial.
Trajetória de excelência
O 2º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas, atualmente denominado Batalhão Coronel Sebastião Ribeiro da Silva, foi criado em 23 de julho de 1936, por meio da Lei Estadual nº 1.288, com o objetivo principal de reprimir a criminalidade no Sertão alagoano.
.jpeg)
Ao longo das décadas seguintes, o 2º BPM passou por diversas transferências e reestruturações. Em 1939, foi deslocado para a capital, permanecendo com parte de sua tropa no Sertão até 1948. Foi reorganizado, em 1960, e voltou brevemente a Santana do Ipanema, até ser instalado no Quartel Geral da PM-AL em 1961. Em 1970, ganhou nova estrutura e passou a funcionar no Grupamento Policial Militar do Trapiche da Barra.
Com o Plano de Articulação Provisória de 1993, passou a contar com três companhias e um pelotão de comando, atuando em 23 municípios. Em 20 de novembro de 1994, teve sua sede transferida para União dos Palmares, ampliando sua presença na Zona da Mata alagoana.