2ª edição do Seduckathon vai promover intercâmbio de estudantes piauienses a seis países

A segunda edição do Seduckathon, que foi lançada nesta quarta-feira (19), vai promover um intercâmbio educacional que estimula o empreendedorismo, a tecnologia e a inovação entre os estudantes da Rede Estadual de Ensino para seis países. A nova edição amplia as oportunidades para os estudantes Seduc, com um aumento significativo no número de vagas.
Os estudantes vencedores terão a chance de embarcar para intercâmbios educacionais em seis países: Estados Unidos, Portugal, China, Coreia do Sul, Singapura e Alemanha, reforçando o compromisso do Estado com a qualificação e a internacionalização da educação pública.
O lançamento aconteceu durante o evento Seduckathon Connect. O evento reuniu empresários e investidores com estudantes que participaram dos intercâmbios nos Estados Unidos e Coreia do Sul, em 2024. Realizado no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, o evento visa conectar os estudantes a oportunidades de negócio.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça o compromisso de transformar projetos estudantis em startups.
“Este é o momento pós-intercâmbio para integrar os estudantes Seduc cada vez mais ao mundo do trabalho. Eles passaram por capacitações voltadas para rodadas de negócios, apresentação de pitches e se conectarão com investidores. Queremos que ideias como essas virem soluções reais para a educação”, destacou.
Foto: Seduc

Dez equipes formadas por estudantes da rede estadual apresentam projetos desenvolvidos durante o Seduckathon 2024, programa que incluiu intercâmbio educacional e mentorias. Na agenda do primeiro dia, os estudantes receberam mentoria coletiva sobre entrevistas de emprego e comunicação. Nas rodadas de negócios, eles apresentam projetos em ilhas temáticas para investidores.
Entre as iniciativas está o Edula, plataforma de personalização de estudos idealizada pela equipe da estudante Emilly Dias Silveira, do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, de Guaribas. “Aprendemos a estruturar pitches e estratégias comerciais. Estou confiante para apresentar nosso projeto e conquistar investidores”, disse a jovem, que participou de intercâmbio nos Estados Unidos.
O Seduckathon Connect traz em sua programação a realização de palestras e exposições sobre carreira na área de tecnologia e Inteligência Artificial, contemplando estudantes matriculados nos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas de escolas que acompanham o evento.
Cristiano Vargas, da Investe Piauí, ressaltou a importância de capacitar jovens para atrair investimentos. “A Seduc prepara as gerações que vão potencializar a atração de investimentos para o nosso estado. Eventos como este mostram a capacidade desses estudantes para inovar”, disse.