Alagoas dá início ao Agosto Verde com debates sobre políticas públicas para a Primeira Infância

Evento de abertura destacou o papel das instituições e apresentou pesquisa sobre os direitos das crianças
A Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) iniciou, nesta sexta-feira (1), à campanha Agosto Verde – Mês da Primeira Infância, com um evento realizado no auditório do Cesmac, em Maceió. A abertura oficial reuniu autoridades, pesquisadores e profissionais de diversas áreas que atuam na promoção e proteção dos direitos das crianças.
A programação foi conduzida pelo Pacto Estadual pela Primeira Infância, articulação interinstitucional que une diferentes setores em torno do fortalecimento de políticas públicas voltadas para os primeiros anos de vida.
Com o tema “É no brincar que a infância acontece e que o desenvolvimento floresce”, o Agosto Verde deste ano reforça o compromisso do Estado com ações integradas que garantam o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social das crianças alagoanas.
.jpg)
Durante a abertura, a mestranda da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Ana Mirelle e a professora Ana Caroline, apresentaram a pesquisa “Avaliação e Revisão do Plano Decenal Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Alagoas”, que levantou dados e reflexões sobre o cenário atual da infância no estado. A exposição deu o tom do debate da manhã.
Na sequência, uma roda de conversa reuniu especialistas para discutir os principais pontos trazidos pela pesquisa. A mesa foi mediada pela secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, e contou com a participação do coordenador da Rede Estadual Primeira Infância, Prof. Dr. Cláudio Soriano; a representante da OAB, Mariana Sampaio; e da pesquisadora e professora da área de educação, Dra. Elisângela Mercado.
.jpg)
Ao final do evento, a secretária Caroline Leite reforçou o papel da campanha como instrumento de mobilização social.
“Abrimos o Agosto Verde com um olhar técnico e afetivo para a infância. Esse mês é uma convocação para que todos — governo, sociedade civil e famílias — se comprometam com o cuidado e o desenvolvimento das nossas crianças. Estamos juntos nessa luta”, destacou.
.jpg)
A secretária também falou sobre o Plano Estadual da Primeira Infância (Pepi), que está sendo construído pelo Pacto Estadual e vai nortear as políticas públicas sobre a infância pelos próximos 10 anos. O documento deve ser lançado ainda em agosto.
“Além do nosso mês ser especial por conta do Agosto Verde, também estaremos lançando o Plano Estadual oficialmente. Essa é, talvez, a nossa maior entrega. Serão políticas públicas que ficarão presentes pelos próximos 10 anos”, detalhou Caroline Leite.