Cagece interrompe abastecimento de água em Fortaleza, Maracanaú e Eusébio nesta quarta-feira (12)

Cagece interrompe abastecimento de água em Fortaleza, Maracanaú e Eusébio nesta quarta-feira (12)

Maranguape, Itaitinga, Aquiraz e Pacatuba também podem ter o serviço parcialmente afetado

Os municípios de Fortaleza, Maracanaú, Eusébio Maranguape, Itaitinga, Aquiraz e Pacatuba podem ter o abastecimento de água interrompido nesta quarta-feira (12), entre às 6h e 18h. A possível suspensão é motivada por uma obra de manutenção da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) no reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião e melhorias operacionais na macrodistribuição de água.

Segundo a Cagece, para viabilizar os serviços de manutenção, será necessário paralisar temporariamente o serviço de abastecimento ou baixar a pressão hidráulica nas redes de distribuição da região, já que não é possível executar os procedimentos com sistema em pleno funcionamento. 

A previsão é que a distribuição de água retorne imediatamente com o término dos trabalhos, previsto para às 18h de quarta. No entanto, como o fornecimento funciona por pressão, é possível que o serviço volte mais rápido nas áreas centrais e só depois nas mais elevadas. O equilíbrio completo deve ocorrer em até 48h após a conclusão da obra. 

Durante o período de suspensão, a Cagece recomenda aos clientes que utilizem água privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais.

A estatal ainda destaca que alguns imóveis podem ser afetados pelo desabastecimento e outros não, dependendo de fatores como capacidade da caixa d’água, reservatórios de bairro, entre outros.

Maior da América Latina

Inaugurada em 1981, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião é considerada a maior Estação de Tratamento de Água da América Latina que utiliza tecnologia de filtração direta descendente. 

Trata-se de um equipamento da Cagece projetado para ser ciclo completo, ao realizar processos de floculação, decantação e filtração.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *