Carnaval 2026: tradicionais Virgens de Bairro Novo abrilhataram o 1º domingo de fevereiro

Carnaval 2026: tradicionais Virgens de Bairro Novo abrilhataram o 1º domingo de fevereiro

Para além da folia glitterinada, pane em equipamento e confusão também marcaram a prévia carnavalesca

O tradicional concurso e desfile das Virgens do Bairro Novo, uma das prévias mais emblemáticas de Olinda, abrilhantou a Praça 12 de Março, na Avenida Getúlio Vargas, em Bairro Novo, neste domingo (1º).

Pela primeira vez em 73 anos de história, o bloco saiu um domingo antes do habitual, para garantir a segurança das virgens e evitar a sobreposição com outros grandes eventos do período pré-carnavalesco, permitindo uma atuação mais eficiente dos órgãos públicos.

Segurança
De acordo com Mirella Almeida, a prefeita de Olinda, o planejamento estratégico do Carnaval vem sendo tratado há meses junto a Secretaria de Defesa Social (SDS). “Infelizmente, a gente sabe que nem todo mundo vem para brincar”, disse a prefeita, que informou que um efetivo de mais de 1.000 policiais foi escalado para acompanhar o desfile. “É para que a gente possa entregar tudo aquilo que a gente precisa entregar”.

“A gente está aqui para isso, para salvaguardar. Para fazer com que as pessoas possam se divertir e brincar. Quem veio trabalhar, trabalhar de forma correta e segura e é por isso que a gente está aqui”, afirmou Mirella.

Concurso
A concentração com as apresentações individuais e em grupo, assim como o julgamento e a premiação, aconteceram na Praça 12 de Março, com início às 9h. Onde com muita irreverência e originalidade, 16 virgens, das 150 inscritas, foram premiadas em 8 categorias: Luxo, Originalidade, Grupo, Destaque, Mais Pura, Mais Malamanhada, Mais Tímida e Mais Sapeca. 

“O nosso bloco é cultura pura, é tradição. Não queremos nunca perder o espírito dessa tradição dos homens vestidos de mulher, fantasiados, com originalidade e exclusividade. Trouxemos grandes atrações culturais nacionais e também da região, com bandas locais e orquestra de frevo. O objetivo é sempre prevalecer a cultura do estado, Olinda e fomentar cada vez mais atrações nacionais para que a gente deixe o evento cada vez maior”, declarou o diretor do bloco, Renato Feitosa.

Premiação
Os primeiros colocados das categorias Luxo, Originalidade, Destaque e Grupo receberam um troféu e o valor de R$1.000. Nas demais categorias, o prêmio é o troféu e R$ 500. Enquanto os segundos colocados receberam como premiação um troféu.

Desfilando há 50 anos com as virgens, Antônio Martins, de 69 anos, ganhou o primeiro lugar na categoria Luxo. A fantasia de “anjo dourado”, de cerca de 30 kg, celebrava os seus “50 anos de glória”. “São 50 anos de glória mas, para mim, o tempo não importa. O melhor são as pessoas dizerem ‘eu vim aqui só para lhe ver. Isso, para mim, isso já paga tudo”.

Apesar do clima de descontração, muitos competidores aproveitaram para trazer mensagens importantes sobre meio ambiente, violência contra minorias e intolerância religiosa. Armando Fernandes, de 53 anos, levou o primeiro lugar da categoria “Mais Tímida” com a fantasia “Basta: de violência contra a mulher”. 

“É um alerta aos homens. A mulher quer amor, não quer pancada, quer carinho. E basta de violência contra as mulheres, basta. Nós temos que dar carinho e amor”, disse Armando.

Também teve exaltação ao cinema brasileiro com a fantasia “homenagem ao cinema nacional”, de Taiguara Menezes, que reuniu diversos elementos do filme O Agente Secreto em uma única fantasia e garantiu o primeiro lugar na categoria “originalidade”. “Decidi homenagear o cinema nacional que, mesmo ganhando vários prêmios, muita gente ainda não valoriza”, enfatizou Taiguara. 
 
Ao todo, 12 trios elétricos passaram pela Avenida Getúlio Vargas e fizeram a alegria das garotas. Entre as atrações que participaram do desfile estavam Allan Dibôa, Michele Andrade, a “Dona da Farra” e ex-vocalista da Limão com Mel; Flay, ex-BBB e cantora; André Marreta; e Kelvis Duran, o “Príncipe do Brega”.

Correria
Apesar da animação contagiante do público e da organização da agremiação, a saída do bloco, que estava planejada para às 13h, atrasou. O primeiro trio elétrico, sob o comando de Allan de Boa, sofreu uma pane elétrica em um dos geradores de energia e precisou ser evacuado para manutenção ainda na Praça 12 de Março. 

De acordo com o presidente do bloco, Roberto Feitosa, apesar do susto e da correria, é comum que incidentes do tipo ocorram durante desfiles como o das Virgens de Bairro Novo.  

“Isso acontece, o ano passado também teve um trio de uma de uma outra empresa que teve vazamento de óleo na avenida. Quando vaza o óleo, o gerador não funciona e, automaticamente, ele provoca fogo. Graças a Deus, não foi esse o caso. Foi uma pane elétrica, o gerador parou e fumaçou. Aí tivemos que evacuar o trio para que o segundo gerador que o trio tem fosse ligado e o evento continuar normalmente”, explicou o presidente das virgens.

Durante a paralisação do desfile para a manutenção do trio a equipe de reportagem da Folha de Pernambuco registrou dois incidentes com confusão e correria de populares, com a atuação da Polícia Militar (PM). Até o fechamento desta reportagem, não obtivemos informações da SDS ou da PM sobre os incidentes registrados.

Confira a lista completa das fantasias vencedoras do concurso 2026 das Virgens de Bairro Novo:

A mais sapeca 
2º Gato em teto
1º Virgem que perdeu o gato 

mais tímida 
2º barbie 
1º basta de violência (temos)

A mais malamanhada 
2º Dona Cobra 
1º Cleópatra 

A mais pura 
2º Virgínia grávida 
1º Olívia palito 

Destaque 
2º Respeite a diversidade religiosa 
1º Salve a amazônia 

Grupo 
2º As pernambucanas 
1º Titanic malamanhado 

Originalidade 
2º Cop 30
1º Homenagem ao cinema nacional (O Agente Secreto no Oscar)

Luxo 
2º A rainha das virgens 
1º 50 anos de glória

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *