CEV Colégio implanta novas regras do Ensino Médio e prepara alunos

CEV Colégio implanta novas regras do Ensino Médio e prepara alunos

A implementação das novas regras do Ensino Médio no CEV Colégio ocorre de forma gradual. Em 2025, a reformulação será aplicada às turmas da 1ª série, alcançando a 2ª série em 2026 e, por fim, a 3ª série em 2027, quando as disciplinas de livre escolha passarão a ser cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As novas diretrizes já começam com a mudança na nomenclatura:

  • Os Itinerários Formativos agora se chamam Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos.
  • A carga horária total do Ensino Médio permanece em 3 mil horas, mas a distribuição foi alterada. O ensino regular passou de 1.800 para 2.400 horas/aula, enquanto o tempo dedicado aos Percursos de Aprofundamento foi reduzido de 1.200 para 600 horas.

O diretor de Operações Escolares do CEV Colégio, Neto Ceará, destacou o desafio da adaptação ao novo modelo do Enem.

“Nosso foco maior é saber como o governo vai estipular o novo Enem, que será aplicado em 2027. Esse é o nosso desafio: adequar-nos às exigências do MEC, porque a turma que ingressa agora no 1º ano concluirá o Ensino Médio em 2027 e será submetida a esse novo formato de exame”, disse. 

Flexibilidade curricular e novos percursos

As escolas têm autonomia para definir os Percursos de Aprofundamento. No CEV Colégio, os alunos da 1ª série já contam com cursos como Estatística Aplicada, Análise e Visualização de Dados, Finanças e Empreendedorismo.

Na 2ª série, os estudantes escolhem entre duas áreas de aprofundamento:

  • Sociedade Digital: Construção de Aplicativos, Ciência de Dados e Empreendedorismo Digital.
  • Saúde Integral e Sistêmica: Epidemiologia Básica e Saúde Pública, Alimentação Saudável, Segurança Alimentar e Bioestatística.

Além disso, desde a 1ª série, todos os Percursos incluem o ensino de Inteligência Artificial.

“O mercado do Piauí precisa dessa qualificação, principalmente com o avanço do hidrogênio verde e os investimentos no agronegócio. A programação e a inteligência artificial serão muito exigidas no futuro, e isso será um diferencial para os alunos”, ressaltou Neto Ceará.

A flexibilidade no currículo permite que os estudantes desenvolvam habilidades alinhadas às demandas do mercado. Por isso, a escola antecipou a implantação do novo modelo para os alunos da 2ª série, sem esperar até 2026.

Preparação para o mercado e ensino mais atrativo

Camylle Carvalho e João Marcos Oliveira sempre sonharam em cursar Medicina. Com o Percurso de Aprofundamento na área da saúde, acreditam que estarão mais preparados para a universidade e o mercado de trabalho.

“Sempre idealizei a Medicina porque gosto do contato com as pessoas e de saber que minha profissão pode contribuir para a saúde e o bem-estar delas. É muito gratificante poder trabalhar com isso”, afirmou Camylle.

O professor Fernando Castro, do Percurso de Tecnologia, destaca que a metodologia aproxima os alunos do mercado de trabalho.

“No CEV, os Percursos são voltados para a realidade profissional. No 2º ano, quando o aluno escolhe entre Saúde ou Tecnologia, ele vivencia as experiências da área. Na Tecnologia, por exemplo, ensinamos as mesmas linguagens de programação que os desenvolvedores utilizam no início da carreira”, explicou.

Essa abordagem, além de permitir escolhas personalizadas, reforça o aprendizado das disciplinas obrigatórias, melhorando o desempenho acadêmico como um todo.

O estudante Enzo Gabriel Luz, que cursa Construção de Aplicativos, destacou como esse aprendizado favorece sua compreensão de disciplinas exatas.

“Muita gente tem dificuldade com essa área, mas quem escolhe tecnologia geralmente opta por algo que envolva mais cálculo ou até por outra área que nem tenha tanto cálculo assim”, afirmou.

Redação

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