Chuva causa deslizamento de terra e bloqueia trecho de paredão do açude Cedro, em Quixadá

Equipes da prefeitura trabalha no desbloqueio da via na manhã desta segunda-feira (27)
Fortes chuvas causaram deslizamento de terra em um trecho do paredão do açude Cedro, em Quixadá (CE), na noite desse domingo (26). Grandes pedras e árvores fecharam o acesso de pessoas ao ponto turístico. A Prefeitura enviou equipe ao local, na manhã desta segunda-feira (27), para desobstruir a via.
Ao Diário do Nordeste, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Serviços Públicos (Sedumasp) informou que enviou equipe ao local ainda na noite de domingo para análise. Nesta segunda, homens foram enviados para tratar da limpeza e remoção de detritos.
Ainda segundo o Município, até o meio-dia desta segunda, o trecho bloqueado pelo deslizamento deve ser liberado.
O Açude do Cedro tem capacidade para acumular 125 milhões de m³ de água, o equivalente a 50 mil piscinas olímpicas. A represa no coração do sertão central cearense foi a primeira obra para o combate à seca no País e é ponto turístico aos pés da Galinha Choca, uma formação rochosa de destaque no local.
DNOCS PEDIU LAUDO DA CORPO DE BOMBEIROS E DEFESA CIVIL
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) informou, por meio de nota, que acionou a Secretaria de Infraestrutura do município de Quixadá, solicitando apoio para reativar o acesso.
A autarquia destacou que também entrou em contato com a Defesa Civil do município e com o Corpo de Bombeiros Civil solicitando um laudo sobre garantir a segurança do trânsito de pedestres (moradores e turistas) naquela região.
“O Dnocs destaca ainda que uma equipe da autarquia está acompanhando todo esse processo, interditando o local até que os laudos sejam liberados”, disse o órgão federal.
PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA (27)
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão de tempo para a manhã desta segunda é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas no Cariri, na Jaguaribana, no Litoral do Pecém, no Maciço de Baturité e no Litoral de Fortaleza. Nas demais regiões, há alta possibilidade de chuva.
Pela tarde, a previsão é de céu variando de nublado a poucas nuvens, com chuva isolada no Litoral do Pecém, no Litoral Norte, na Ibiapaba e no norte do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, baixa possibilidade de chuva isolada.
Já no fim do dia, a Funceme aponta céu variando de nublado a parcialmente nublado, com baixa possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões.