Com 71 escolas com ar-condicionado até 1º de agosto, Fortaleza chegará a 30% da rede climatizada

Segundo o prefeito, Evandro Leitão, a rede municipal também terá um sistema próprio de premiação, a exemplo do que é feito no Estado, com o Escola Nota 10
Em menos de dez dias, até o dia 1º de agosto, mais 71 escolas da rede municipal de ensino terão todas as salas de aula com ar-condicionado. A promessa foi feita pelo prefeito da Capital, Evandro Leitão (PT), na manhã desta quarta-feira (23). Com o incremento, o gestor contabiliza que 30% das unidades estarão climatizadas.
Em coletiva de imprensa na Academia do Professor, no Centro da Cidade, Leitão afirmou que a medida contempla escolas de ensino fundamental e creches, e acrescentou que todas as salas de professores de todas as escolas da rede já estão equipadas com ar-condicionado.
Outra novidade apresentada pelo prefeito — dentro do programa Fortaleza Educa — é um sistema próprio de premiação das escolas, semelhante ao que é feito na rede estadual, com o Prêmio Escola Nota 10.
Serão, ao todo, 70 escolas premiadas: 50 do ensino fundamental e 20 do ensino infantil. Serão avaliados critérios como equidade nas médias das notas gerais e as notas obtidas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Além disso, a Prefeitura garantiu que todos os servidores das escolas premiadas também serão bonificados com R$ 5 mil, cada, em folha externa. “É importante que a gente possa reconhecer o esforço de todos”, afirmou Leitão.
A educação não se faz por uma única ação. Se faz por um conjunto de ações estratégicas e de valorização, de reconhecimento do profissional, para que a gente possa chegar ao patamar que tanto almeja e deseja.Evandro Leitão (PT)
Prefeito de Fortaleza
Segundo o secretário municipal da Educação, Idilvan Alencar, a gestão escolheu priorizar a área apesar de dificuldades financeiras. “O município de Fortaleza tem uma situação financeira que não é das melhores, mas tem um prefeito que entende a importância do investimento da educação”, celebrou ele, que é deputado federal licenciado.