Com apoio da SAF, Seminário Internacional de Agroecologia será realizado em julho no Piauí

Com apoio da SAF, Seminário Internacional de Agroecologia será realizado em julho no Piauí

Evento reunirá movimentos sociais, pesquisadores e instituições para debater práticas sustentáveis e políticas de desenvolvimento rural.

O Piauí sediará, pela primeira vez, o Seminário Internacional de Agroecologia, marcado para o mês de julho, a ocorrer no Instituto Federal do Piauí (IFPI). O evento promete reunir especialistas, representantes de movimentos sociais e instituições de ensino para discutir alternativas sustentáveis de produção de alimentos e preservação ambiental. A iniciativa conta com o apoio de diversas organizações, entre elas a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF).

O lançamento oficial do seminário ocorreu, nessa quinta-feira (24), na reitoria do IFPI, e reuniu parceiros e apoiadores da proposta. Na ocasião, a professora Valéria Silva, membra da Associação em Rede Piauiense Agroecológica (Arrepia), destacou o papel do evento na valorização de experiências coletivas e no fortalecimento da luta ambiental.

“Vamos trazer para esse seminário as experiências dos movimentos sociais que lutam por um alimento limpo, terra preservada e um planeta sustentável, e teremos a presença de pesquisadores que são referências em agroecologia”, afirmou.

A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, também ressaltou a importância do encontro para o Estado e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à agroecologia.

“Participamos aqui do lançamento do Seminário Internacional de Agroecologia que será realizado no Piauí. Esse seminário será de extrema importância para o estado do Piauí, vai ser um marco na política de desenvolvimento da agroecologia”, afirmou.

Secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares
Secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares

O seminário será um espaço aberto à população, com o objetivo de ampliar o debate sobre a agroecologia enquanto modelo de produção sustentável e de valorização da vida. O evento deve reunir movimentos sociais, universidades, associações e instituições públicas, consolidando o Piauí como referência no debate agroecológico no Nordeste.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *