Consórcio Nordeste lidera missão internacional para atrair investimentos árabes

Atrair investimentos para a região Nordeste, em áreas como infraestrutura, energias renováveis, inovação e turismo, é o principal objetivo da missão oficial ao Oriente Médio promovida pelo Consórcio Nordeste, ApexBrasil e Banco do Brasil. A missão, que teve início nesta sexta-feira (23) e segue até o dia 30, irá passar pelas cidades de Riad na Arábia Saudita, Doha no Catar, e Abu Dhabi e Dubai nos Emirados Árabes Unidos.
Quem representa o Ceará é a vice-governadora Jade Romero, que leva projetos do Estado em busca de captação de recursos. Os projetos do Ceará e dos outros estados nordestinos serão apresentados a investidores de Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes.

“Nosso estado tem um grande ecossistema de inovação, com produção de conhecimento e uma política forte de atração de investimentos. Isso nos torna competitivos para o desenvolvimento de novas tecnologias e para impulsionar a inovação. Estamos levando as potencialidades do Ceará para o mundo, fortalecendo o diálogo com investidores e mostrando que o Nordeste está pronto para receber grandes oportunidades. Nosso compromisso é gerar emprego, renda e inclusão social para o povo cearense”, destaca Jade Romero.
A missão ao Oriente Médio marca um novo momento na relação entre o Nordeste brasileiro e os países árabes, fazendo parte da estratégia de ampliação da presença internacional das economias nordestinas, da expansão das exportações para esses mercados e da inserção das empresas da região em cadeias produtivas globais.
“O Nordeste já possui uma relação com os países árabes, queremos ampliar e fortalecer esses laços institucionais e comerciais. Esta missão é o momento em que iremos apresentar o nosso potencial competitivo, o quanto o Nordeste é um território estratégico, tanto em termos de localização, como em produção de energias renováveis, para atrair investimentos que irão gerar renda, empregos e desenvolvimento para nossa região”, destaca o presidente Rafael Fonteles.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Nordeste (BNB) e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) são parceiros do Consórcio Nordeste nesta missão que também busca firmar Parcerias Público-Privadas (PPPs), formalizar parcerias estratégicas e trocas de experiências e boas práticas nos setores de inovação e desenvolvimento sustentável.

Reunião de alinhamento no Catar
Fundos de investimento
Para dar suporte aos investidores em projetos privados e em PPPs, o Consórcio Nordeste e o Banco do Brasil estão estruturando dois fundos de investimentos. Esses fundos fazem parte da estratégia de criação de instrumentos de financiamento ao desenvolvimento sustentável na Região Nordeste, contam com o apoio do BNDES e do BNB e irão atender projetos que estejam abrangidos pelo Programa Brasil Nordeste de Transformação Ecológica.
Carteira de projetos
O Consórcio Nordeste, junto aos governos estaduais, preparou uma carteira com 16 projetos estratégicos para apresentar às autoridades e aos investidores árabes durante a missão.
Os projetos desenvolvidos pelos estados têm como foco os setores de transição energética, infraestrutura e logística, segurança alimentar, infraestrutura hídrica e saneamento, e turismo.
São projetos para modernização e ampliação de portos e aeroportos, com foco em exportação e energias renováveis, fomento para industrialização verde e sustentável e geração de energia renováveis, projetos de inovação tecnológica, expansão de infraestrutura hídrica e de saneamento e estruturação de destinos turísticos.
Agenda de negócios
Em cada país visitado, será realizado o “Brazil Northeast Day”, um encontro com empresários locais para a apresentação dos projetos dos estados nordestinos e, posterior, rodadas de negócios.
Durante os dias, também ocorrerão reuniões bilaterais diversas e reuniões entre grupos para apresentação dos fundos de investimentos estruturados pelo Consórcio Nordeste e Banco do Brasil.